Medidas para evitar infecções cruzadas na higienização oral de pacientes em UTI

Anais do Congresso Amazônico de Enfermagem - Coaenf

Endereço:
Rua Lisboa - 7 (Home Office) - Planalto
Manaus / AM
69045120
Site: http://www.coaenf.com/anais
Telefone: (92) 9943-5329
ISSN: 2595-7724
Editor Chefe: Thiago Vital Barroso
Início Publicação: 06/03/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Enfermagem

Medidas para evitar infecções cruzadas na higienização oral de pacientes em UTI

Ano: 2015 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Antônio Paulo Vasconcelos das Neves (Relator)¹, Andreia Silvana Silva Costa².
Autor Correspondente: Antônio Paulo Vasconcelos das Neves | [email protected]

Palavras-chave: Enfermagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

1Acadêmico do Curso de Graduação de Enfermagem do Instituto de Ciências de Saúde da Universidade Paulista, Campus Manaus-AM.
2Orientadora - Docente do curso de Enfermagem da Universidade Paulista, Campus Manaus-AM.


MODALIDADE: Comunicação Coordenada.
EIXO I: Inovação no processo do ensino-aprendizagem.

INTRODUÇÃO: O corpo humano naturalmente, quando sadio, possui uma microbiota que é inofensiva ao nosso corpo e que nos ajuda na defesa contra micro-organismos exógenos, porém quando o mesmo se encontra debilitado, no caso dos pacientes em UTI essa barreira natural se fragiliza. OBJETIVO: Analisar as medidas de precauções padrões contra a disseminação de infecção cruzada na higiene oral do paciente crítico. MÉTODOS: A pesquisa é vinculada ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde do Ministério da Saúde, que oferece assistência à saúde bucal especifico aos pacientes internados. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo realizado através de questionários aplicado para equipe de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva adulta do Hospital e Pronto Socorro 28 de agosto em Manaus-Am, aprovado pelo o comitê de ética da plataforma Brasil com parecer 37854747.1.0000.5513 na linha de pesquisa da professora orientadora. RESULTADOS: Na categoria correspondente aos métodos físicos de esterilização como controle de micro-organismos 21.05% dos entrevistados não souberam responder o que é monitoramento biológico. Na segunda categoria, medidas de precauções universais para as práticas de higiene oral, 100% dos entrevistados afirmam a educação continuada como a maneira mais eficaz de sensibilização na quebra do ciclo de infecção cruzada. Na última categoria, a lavagem das mãos como a principal medida preventivas das infecções cruzada nos procedimentos de higiene oral, 15.78% dos entrevistados afirmam a necessidade de monitoramento da higienização das mãos. IMPLICÂNCIA PARA ENFERMAGEM: Este estudo em síntese reflete a responsabilidade em controlar a infecção cruzada dentro da UTI, como sendo um papel inerente aos profissionais de enfermagem no cotidiano de suas funções e procedimentos destinados ao paciente crítico. CONCLUSÃO: Dado a multiplicidade dos fatores intervenientes para com as medidas de quebra do ciclo da infecção cruzada. A lavagem das mãos continua sendo um desafio a ser superado. Diante disso, se faz necessário uma maior preocupação com o tema e desenvolvimento de atividades de conscientização dos membros da equipe no cuidado da assepsia das mãos.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Azarpazhooh A, Leake JL. Systematic review of the association between respiratory diseases and oral health J. Periodontol. 2006, 77 (9): 1465-82. Review.
Berry AM, Davidson PM, Maters J, Rolls K. Systematic literature review of oral hygiene practices for intensive care patients receiving mechanical ventilation. Am J. Crit Care 2007: 16 (6): 552-62, quiz 563.
Chlebicki MP; Safdar N Tropical chlorhexidine for prevention of ventilator-associated pneumonia a meta-analysis. Crit Care Med. 2007: 35 (2): 595-602.
Coffin SE, Klompas M, Classen D, Arias KM, Podgorny K, Anderson DJ, et. Al. Strategies to prevent ventilatorassociated pneumonia in acute care hospitals. Infect Control Hosp. Epidemiol. 2008, 29 Suppl. 1S31-40.