O presente trabalho tem como propósito o estudo da obra Retablillo de don Cristobal, do autor espanhol Federico García Lorca, considerado pelos críticos como um dos mais importantes escritores da geração de 27. A sua produção contempla vários gêneros, bem como uma ampla gama de temas, relacionados à cultura popular espanhola, as inquietudes existenciais do ser humanos e a opressão vivida pelas minorias. O nosso estudo prioriza uma obra escrita para o teatro guiñolesco, na qual traçar-se-á uma analise que rastreia a presença de imagens da Idade Média, presença da carnavalização e do patético como artifícios na configuração do drama lorquiano. Desenvolveram-se para tanto, estudos bibliográficos da obra em questão e autores como Bakhtin(1987), Burke(1995), Calderón (2000), Porra (1981), Marchand (2010) entre outros.
The present paper aims the study of the work named Retablillo de don Cristobal, by the Spanish author Federico García Lorca, who is considered by the critics as one of the most important writers from the Generation of ‟27. His production contemplates several literary genders, as well as a wide range of themes, related to the Spanish popular culture, the existential anxieties of the human been and the oppressions lived by the minorities. Our study prioritizes one work written to the guignol theatre in which it shall be traced a analyzes that tracks the presence of some images in Middle Ages, presence of carnavalization and presence of the pathetic as gimmick for the configuration in Lorcas‟ drama. For that, it has been developed bibliographical studies of the work in question and authors such Bakhtin(1987), Burke(1995), Calderón (2000), Porra (1981), Marchand (2010) among others.