Este trabalho tem por objetivo analisar a relação entre memória e identidade na representação da figura feminina na obra Despida, da escritora maranhense Inês Pereira Maciel. A relação entre memória e identidade perpassa pela condição do sujeito de retraçar episódios dispersos do seu passado, como uma tentativa de compreensão de si mesmo. Para tanto, os episódios compartilhados com os membros da família, os emblemas (fotografias, objetos da sala de estar, dos quartos, as flores do jardim), bem como os lugares de vivências individuais e coletivas, em constante interação com o meio, as pessoas e com a vida, são aspectos salutares na ressignificação do vivido do eu que se pronuncia. A pesquisa é qualitativa, fundamentada na visão de Maurice Halbwachs (2006), Eclea Bosi (2003), Joel Candau (2012), no que se refere à memória;para a construção da identidade feminina usamoso pensamento de Zinani (2006),Rocha-Coutinho (1994), dentre outros. A obra Despidaengloba poemas que tratam de perdas, tristezas, mas,sobretudo dos afetos do eu lírico feminino em torno dos elementos constitutivos da sua condição de existência, perpassando por uma subjetividade que evidencia a condição de ser mulher.
This work aims to analyze the relation between memory and identity in the representation of the female figure in the work Despida, by the Maranese writer Inês Pereira Maciel. The relation between memory and identity runs through the condition of the subject to retract scattered episodes from his past, as an attempt to understand himself. In order to do so, episodes shared with family members, emblems (photographs, objects of the living room, bedrooms, garden flowers), as well as places of individual and collective experiences, in constant interaction with the environment, people and life are salutary aspects in the resignification of the lived of the self that is pronounced. The research is qualitative, based on the vision of Maurice Halbwachs (2006), Eclea Bosi (2003), Joel Candau (2012) and for the construction of feminine identity we use the thinking of Zinani (2006) and Rocha-Coutinho (1994), among others. The work Despida includes poems that deal with loss, sadness, but above all the affections of the female