O presente artigo tem como propósito demonstrar de que maneira as questões da memória e da identidade negra são abordadas nas canções do compositor e cantor brasileiro Gilberto Gil. Ao longo da sua carreira artística ele tem composto e interpretado muitas canções populares que se engajam nas lutas pelas memórias da negritude brasileira. Parte da sua obra nesta temática denuncia o preconceito racial e suas mazelas. Outra parte celebra a cultura da população afrodescendente, com suas estéticas e formas de resistência. Buscou-se neste texto relacionar as questões da negritude abordadas pelo compositor com discursões acerca das políticas de memórias do Estado nacional.
The purpose of this article is to demonstrate how the questions of Memory and black identity are addressed in the songs of the Brazilian composer, Gilberto Gil. Throughout his artistic career he has composed and performed many popular songs that engage in struggles for memories of Brazilian blackness. Part of his work on this theme denounces racial prejudice and its ailments. Another part celebrates Afro-descendant culture, its aesthetics and forms of resistance.
El propósito de este artículo es demostrar cómo se abordan los temas de la memoria y la identidad negra en las canciones del compositor y cantante brasileño Gilberto Gil. A lo largo de su carrera artística ha compuesto e interpretado numerosas canciones populares que se ocupan de las luchas por la memoria de la negritud brasileña. Una parte de su obra sobre este tema denuncia los prejuicios raciales y sus males. Otra parte celebra la cultura de la población afrodescendiente, con su estética y formas de resistencia. Este texto pretende relacionar las cuestiones de negritud abordadas por el compositor con los debates sobre las políticas de memoria del Estado nacional.