Esse artigo tem como objeto de pesquisa os documentários do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade da TV OVO, que retratam o passado de duas ruas de Santa Maria/RS. A partir dos filmes, tecemos um marco teórico sobre memória e identidade e por meio do conceito de “lugar de memória†de Pierre Nora buscamos compreender como as referidas produções não-ficcionais se apropriam do passado da cidade, num movimento de ressignificação. Ao reconhecermos que os documentários integram um projeto de memória para Santa Maria, sendo a TV OVO uma mÃdia comunitária, percebemos que eles enquadram a memória de acordo com a historiografia oficial, trazendo testemunhos da elite, numa narrativa linear e expositiva, reproduzindo um discurso hegemônico sobre o passado da cidade.
This article has as a research object the documentaries of TV OVO project Por Onde Passa a Memória da Cidade which portray the past of two streets of Santa Maria/RS. From the films, we have created a theoretical framework about memory and identity, and through the concept of “place of memory†of Pierre Nora, we seek to understand how these nonfiction productions appropriate the city’s past, in a movement of reframing. While acknowledging that the documentary integrates a project of memory for Santa Maria, and since TV OVO is a community media, we understand that they frame the memory according to the official historiography, bringing testimonies of the elite in a linear and expositive narrative, reproducing a hegemonic discourse about the city’s past.