Este artigo trata-se de uma sÃntese da dissertação desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos LinguÃsticos da Universidade Federal do EspÃrito Santo (PPGEL/UFES). A pesquisa focaliza um campo do enunciável, em que os processos de produção e circulação de sentidos estão ligados à memória. O objetivo da pesquisa limita-se a observar alguns jogos enunciativos realizados pela mulher-professora e apreender os sentidos decorrentes da articulação entre enunciados mapeados nos textos do corpus. A análise descritivo-interpretativa fundamentou-se, sobretudo, na proposta metodológica de Pierre Achard (2007) sobre o papel da memória na produção discursiva do sentido, além do conceito foucaultiano de formação discursiva (1995). Como resultado, foram detectadas seis regularizações enunciativas, que se materializavam intradiscursivamente nos textos. Observou-se, enfim, seis processos discursivos de produção de sentidos, que “delineiam†– de forma não linear nem homogênea – a mulher-professora e sua prática docente, a partir de suas próprias enunciabilidades.
This text summarizes an MA dissertation produced within the Post-Graduate Program in Linguistic Studies at the Federal University of EspÃrito Santo, Brazil (PPGEL/UFES). The focus of the investigation is the scope of the statable, in which processes related to the production and circulation of meaning are linked to memory. The aim of the research is limited to: (1) the observation of some stating games, which are developed by women teachers, and (2) the apprehension of the meanings emerging from the articulation among statements in the corpus of texts. The interpretative-descriptive analysis adopted is based, mainly, on the methodology proposed by Pierre Achard (2007), which deals with the role of memory in discursive meaning production, but it also resorts to the foucaultian concept of discursive formation (1995). As a result of the investigation, six statement regularizations have been detected, which were found to be intradiscoursively material in the texts. Finally, one observes six meaning production discursive processes which “outline†– in no linear or homogeneous way - the woman teacher and her teaching practice, based on her own statabilities.