Este trabalho intenta analisar a atuação do escritor Graciliano Ramos, que se insere no denominado “Romance de 30†da Literatura Brasileira do século XX, fazendo um recorte ao destacar a narrativa Memórias do cárcere (1953). Tenciona-se enfocar a obra do autor alagoano à luz da teoria do crÃtico, escritor e filósofo alemão Walter Benjamin, acerca do “Conceito de Históriaâ€, mostrando como a obra de Graciliano Ramos pode ser vista como um exemplo de escrita cuja postura narrativa assumida é a de colocar-se ao lado dos oprimidos, numa época em que a arte tinha relação com o modo como deveria ser entendido o processo de modernização do paÃs.
This paper intends to analyze the role of the writer Graciliano Ramos, who is part of the so-called “Romance de 30†of Brazilian literature of the twentieth century, causing a cut to highlight the narrative Memórias do cárcere (1953). It is intended to focus the work in the light of critical theory, of German writer and philosopher Walter Benjamin, regarding the “Concept of Historyâ€, showing how the work of Graciliano Ramos can be seen as an example of writing whose narrative stance taken is to put to the side of the oppressed, at a time when art was related to the way it should be understood the process of modernization of the country.