Memórias da ditadura em tempos de democracia: representações do regime militar através do cinema nacional

Em Tempo de Historias

Endereço:
Universidade de Brasília - Departamento de Historia - - Programa de Pós-Graduação em História - ICC - Ala Norte - 1º andar - Sala 657.
Brasília / DF
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Site: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos
Telefone: (61) 3107-7548
ISSN: 2316-1191
Editor Chefe: Artur Nogueira Santos e Costa
Início Publicação: 30/11/1995
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História

Memórias da ditadura em tempos de democracia: representações do regime militar através do cinema nacional

Ano: 2006 | Volume: 1 | Número: 10

Palavras-chave: Cinema, memória, representações.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O estudo analisa como a produção cinematográfica brasileira está construindo a
memória histórica referente ao regime militar (1964 – 1985). Partindo do princípio de que a
memória é um fenômeno construído e que, portanto, o cinema seleciona aquilo que deseja
solidificar na memória de um grupo, procuro analisar criticamente quais temáticas estão sendo
valorizadas – ou, contrariamente, esquecidas – pelo cinema nacional, referente ao período da
ditadura militar. Considerando, ainda, a impreterível necessidade de se associar as
representações sobre o regime militar às condições de produção das obras cinematográficas,
procuro situá-las em dois blocos temporais distintos: um deles que marca o início do período
conhecido como “Retomada”, nos anos 90, e o outro referente aos dias atuais. A partir desta
diferenciação, busco apreender as representações elaboradas para o período citado e suas
relações com os contextos de produção dos filmes.



Resumo Inglês:

The study analyzes how the Brazilian Cinematographic production is building the
historic memory regarding the military regime (1964 – 1985). Beginning from the principle
that memory is a created phenomenon and that, therefore the cinema selects what it desires to
fix in the memory of a group, I seek to critically analyze which subject matters are being
valorized – or to the contrary, forgotten – by the national cinema, regarding the military
dictatorship period. Considering furthermore the imperative necessity of associating the
representations about the military regime to the production conditions of cinematographic
work, I seek to place them into two distinct temporal blocks: one of them which marks the
beginning of the period known as the “Retake”, in the nineties and the other regarding current
times. Through this differentiation, I seek to understand the representations elaborated for the
mentioned period and their relationship with the production context of the films.