Este trabalho parte dos depoimentos cedidos por intelectuais paraenses como Bruno de
Menezes, Max Martins, Cléo Bernardo, entre outros, ao Suplemento Arte Literatura do jornal Folha
do Norte, no ano de 1947, os quais tematizavam a situação das letras modernas no estado do Pará.
Encarando esses depoimentos como testemunhos de uma memória literária instrumentalizada segundo
a intenção de presentificar o passado, conforme indica Walter Benjamin (1994) em seu Sobre o
conceito de História, propõe-se sua análise no sentido de compreender as configurações e condições
de produção cultural com as quais se defrontavam os autores, recuperando as dinâmicas sociais que
constituÃam as relações nos campos da cultural e da literatura. Para tal análise, é de fundamental
importância perceber, como indica Bourdieu (2010), que as posições defendidas pelos entrevistados se
situam dentro de um espaço social determinado, demonstrando valores e avaliações diferenciadas
advindas das diferenças de posicionamento social. A partir da análise dos depoimentos, evidenciou-se
que o fazer literário não se restringe a questões de ordem artÃstica, mas é atravessado pelas
caracterÃsticas sociais que o suportam e que se relacionam profundamente com a própria valoração
estética.
This work has, as its starting point, the declarations of intellectuals such as Bruno
de Menezes, Max Martins, Cléo Bernardo, among others, which were published in the Folha
do Norte journal’s literary magazine Arte Literatura, in the year of 1947, about the situation
of the modern literature in Pará. Taking these declarations as documents of a literary
memory, directed to turn present what lies in the past, according to Walter Benjamin’s
“About the concept of Historyâ€, we purpose an analyses of these texts to reach a
comprehension of the literary production’s configurations and conditions, with which the
different authors confronted themselves, recovering some social dynamics that characterized
the relations inside the cultural and literary field. To such analyses, it’s imperative to
perceive, as Bourdieu says, that the agents positions found itself within a social space and its
differences of values and evaluations comes from its differences of position inside the social
configuration. From the analyses of the declarations, makes itself evident that the literary practice doesn’t have its limits inside a purely artistic question, but shows itself undetached of
social questions that are its own foundations and have a deep relation with aesthetics values.