MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADES: PROCESSAMENTOS DE UMA HISTÓRIA DA ESPETACULARIDE EM TRÊS ENCENAÇÕES BIOGRÁFICAS

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ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

MEMÓRIAS E SUBJETIVIDADES: PROCESSAMENTOS DE UMA HISTÓRIA DA ESPETACULARIDE EM TRÊS ENCENAÇÕES BIOGRÁFICAS

Ano: 2013 | Volume: 13 | Número: 1
Autores: L. H. M. Arantes
Autor Correspondente: L. H. M. Arantes | [email protected]

Palavras-chave: memórias, história do teatro, subjetividade / memories, theater history, subjectivity / memorias, historia del teatro, subjetividad

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo tem como ponto de partida as mais recentes reflexões sobre a questão da memória, no entanto procura se ancorar em objetos de estudos
que são encenações teatrais que procuraram tecer, em cena, subjetividades e
memórias. Neste ponto, encontram-se Sarah Kane, Pau Casals e Grande Otelo,
tão distantes, mas ligados pelo palco que transpôs suas vidas como cena teatral
e, ao mesmo tempo, inse-os numa necessária história da espetacularidade contemporânea.



Resumo Inglês:

This article takes as its point of departure the latest reflections on the
question of memory, but it seeks to anchor into objects of study which are theatrical performances that sought to weave subjectivities and memories in scene. At
this point, are Sarah Kane, Pau Casals and Grande Otelo, as far apart but linked
by the stage that transposes their lives as theatrical scene and, at the same time,
insert them into a necessary history of contemporary spectacle.



Resumo Espanhol:

Este artículo tiene como punto de partida las más recientes reflexiones sobre la cuestión de la memoria, aunque procura basarse en objetos de
estudios que son escenificaciones teatrales que procuraban tejer, en escena, subjetividades y memorias. En este punto, se encuentran Sarah Kane, Pau Casals y
Grad Otelo, tan distantes, pero ligados por el escenario que transpone sus vidas
como escena teatral y, al mismo tiempo, os inserta en una necesaria historia de la
espectacularidad contemporánea.