O presente artigo propõe uma análise de formações discursivas que figuram como “memes” – em redes sociais – tendo como aporte teórico os escritos de Fiorin (1998) e a Análise de Discurso Crítica (ADC) – teoria do discurso que visa analisar a linguagem como uma prática social e ideológica segundo as concepções de Fairclough (2001a, 2001b; 2003). Para tanto, o estudo parte de considerações iniciais acerca do surgimento do termo cunhado por Richard Dawkins em seu livro O Gene Egoísta (1976) no qual o autor postula a ideia de “meme” – unidade de informação cultural que é replicada de pessoa para pessoa – em analogia ao gene. Além disso, serão consideradas como base de suporte à investigação as concepções de Susan Blackmore (1999) sobre o papel dos “memes” enquanto força poderosa que molda nossa evolução cultural através de ideias copiadas de indivíduo para indivíduo pela imitação. O trabalho culmina com enfoques sobre as implicações do papel desempenhado por componentes mêmicos em ambientes virtuais como forma de representação ideológica das vozes de personagens do mundo real que postam comentários em redes sociais fomentando, assim, discussões que cooperam para a divulgação dos “memes”.
This paper analyzes discourse formations acting as “memes” in social networks based on the writings of Fiorin (1998) and the Critical Discourse Analysis (CDA) as theoretical support. According to the conceptions of Fairclough (2001a, 2001b; 2003), CDA is a theory of discourse that aims to investigate language as a social and ideological practice. Thus, the study opens with considerations about the appearance of the term coined by Richard Dawkins in his book The Selfish Gene (1976), in which the author postulates the idea of “meme” – unity of cultural information that is replicated from person to person – in analogy to genes. Another theoretical perspective considered in the investigation are the conceptions of Susan Blackmore (1999) on the role of “memes” as a powerful force shaping our cultural evolution through ideas copied from individual to individual by imitation. The work closes with discussions on the implications of the role played by memetic components in virtual environments as an ideological representation of voices of characters from the real world that post comments in social networks, thus fostering discussions that cooperate to the dissemination of “memes”.