Memorização para performance da “Máquina de Escrever” da Mini Suíte das Três Máquinas de Aylton Escobar: uma abordagem a partir do timbre

DAPesquisa

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Centro de Artes - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa
Telefone: (48) 3664-8308
ISSN: 1808-3129
Editor Chefe: Monique Vandresen
Início Publicação: 01/01/2006
Periodicidade: Diário
Área de Estudo: Artes

Memorização para performance da “Máquina de Escrever” da Mini Suíte das Três Máquinas de Aylton Escobar: uma abordagem a partir do timbre

Ano: 2012 | Volume: 9 | Número: 7
Autores: Bibiana Maria Bragagnolo
Autor Correspondente: Bibiana Maria Bragagnolo | [email protected]

Palavras-chave: memorização, música contemporânea, guias de execução, Aylton Escobar, timbre

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho tem como objetivo propor uma forma de memorização de música contemporânea para performance, mais especificamente, da “Máquina de Escrever” (Mini-Suite das Três Máquinas), de Aylton Escobar. Para tanto, foi aplicado um modelo de memorização baseado na sonoridade (timbres), tendo como referencial teórico principal a obra de Chaffin (2002) sobre memorização através de guias de execução.



Resumo Inglês:

This paper aims to propose a memorization model for contemporary music for the performance of the piece “Máquina de Escrever” (from the Mini Suite das Três Máquinas), from Aylton Escobar. A memorization model based on the sonority (timbres) was applied using as principal reference Chaffin’s work (2002) about memorization through performance cues.