Merchandising social a telenovela além do entretenimento

Revista Em Perspectiva

Endereço:
Avenida da Universidade, 2762 - Campus do Benfica, Área II, 1º andar - Benfica
Fortaleza / CE
60020-180
Site: http://periodicos.ufc.br/emperspectiva
Telefone: (85) 3366-7741
ISSN: 2448-0789
Editor Chefe: Ana Rita Fonteles Duarte
Início Publicação: 10/12/2015
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: História

Merchandising social a telenovela além do entretenimento

Ano: 2019 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: J. Balbino
Autor Correspondente: J. Balbino | [email protected]

Palavras-chave: Teledramaturgia, Sociedade, Merchandising Social

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A telenovela é uma importante expressão da cultura brasileira que ocupa um grande espaço na vida da sociedade. Diante disso, é necessário analisar qual o papel que esse produto audiovisual voltado para o entretenimento ocupa na esfera social, verificando as relações que se estabelecem entre os dois meios: o real e o fictício. Para isso vamos avaliar, sobretudo, a obra de dois novelistas brasileiros: Glória Perez e Manoel Carlos haja vista que são os roteiristas de televisão que mais recorrem ao chamado “merchandising social” em suas telenovelas e com isso, ainda, observaremos qual a contribuição que tanto os novelistas quanto a própria teledramaturgia brasileira oferecem instigando – e contribuindo – nas discussões de problemas sociais existentes na realidade da sociedade brasileira. Para tal intento, utilizaremos os estudos de Marcio Ruiz Schiavo (2002), cientista em comunicação social e, também, do historiador Jéfferson Balbino (2013).



Resumo Inglês:

The soap ópera is an important expression of brazilian culture, occupying a large space in the life of society. In view of this, it is necessary to analyze the role that this audiovisual product focused on entertainment occupies in the social sphere, verifying the relations that are established between the two media: the real and the fictitious. In order to do so, we will evaluate, in particular, the work of two brazilian novelists: Glória Perez and Manoel Carlos, since it is the television writers who make the most of the so-called "social merchandising" in their telenovelas. Both the novelists and the brazilian teledramaturgy itself offer instigating-and contributing-to the discussions of social problems existing in the reality of brazilian society. For that purpose, we will use the studies of Marcio Ruiz Schiavo (2002), scientist in social communication and, also, the historian Jéfferson Balbino (2013).