Na segunda metade do século XIX, certas expressões da cultura
musical popular eram consideradas social e moralmente impróprias no Rio de
Janeiro. Apesar da resistência de boa parte da crÃtica, o dramaturgo Artur Azevedo
e o músico e poeta Catulo da Paixão Cearense foram fundamentais no processo
de valorização da canção popular brasileira. Este artigo investiga alguns critérios
de desqualificação estética e as tentativas de rebaixamento ético da cultura popular
e assinala a relevância de Artur Azevedo e Catulo da Paixão como mediadores
culturais no perÃodo em que a canção e os instrumentos populares começavam a
ganhar maior reconhecimento social e também enfrentavam pesadas crÃticas.
By the second half of the nineteenth century, some expressions of
popular music culture were seen as socially and morally wrong in Rio de Janeiro.
Despite resistance from much of the critics, the playwright Artur Azevedo and the
musician and poet Catulo da Paixão Cearense were very important in the process
of appreciation of Brazilian popular song. This paper investigates some criteria for
aesthetic disqualification and the attempts to downgrade popular culture, and also
points out Artur Azevedo and Catulo da Paixão as cultural mediators at the time that
popular songs and instruments began to gain more social recognition and faced bad
reviews as well.
Keywords - Brazilian popular song. Cultural mediation. National identity.