A METAFÍSICA TOMISTA DO ESSE

Revista Brasileira de Filosofia da Religião

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ISSN: 2358-8284
Editor Chefe: CECILIA CINTRA CAVALEIRO DE MACEDO
Início Publicação: 19/09/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas

A METAFÍSICA TOMISTA DO ESSE

Ano: 2018 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: SÉRGIO CARLOS DA SILVA MENESES JOSAILTON FERNANDES DE MENDONÇA
Autor Correspondente: DA SILVA MENESES, S. C., & DE MENDONÇA, J. F. | [email protected]

Palavras-chave: esse. ens. essência. ato. participatio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo apresenta a centralidade do conceito de ser (esse) na metafísica de S. Tomás de Aquino, com ênfase na influência da noção platônica de participatio em sua elaboração. Nesta perspectiva o texto explora as várias influências recebidas pelo Aquinate na elaboração de sua ontologia, apresentando como as noções de causalidade, ato e potência, participação, esse e ens, essência e existência, foram sintetizadas de modo orgânico e rigoroso numa perspectiva metafísica original na história da filosofia ocidental. Assim, demonstra-se que o esse, como fundamento da realidade, é anterior à essentia e, pela sua atualização, possibilita o ente (ens): ens quod habet esse, o ente é aquilo que tem ser. A “diferença ontológica” tomista é, portanto, colocada como a diferença entre aquilo que é e aquilo que tem ser.



Resumo Inglês:

The article presents the centrality of the concept of being (esse) in the metaphysics of St. Thomas Aquinas, with emphasis on the influence of the platonic notion of participatio in its elaboration. In this perspective the text explores the various influences that Aquinas received in the elaboration of his ontology, presenting how the notions of causality, act and power, participation, esse and ens, essence and existence, were synthesized in an organic and rigorous way in an original metaphysical perspective in history of Western philosophy. Thus, it is demonstrated that esse, as the foundation of reality, is prior to the essentia and, by its actualization, enables the being (ens): ens quod habet esse, being is that which has to be. The Thomistic "ontological difference" is therefore placed as the difference between what is and what has to be.