A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM “CONCERTO BARROCO”

EntreLetras

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ISSN: 21793948
Editor Chefe: Cícero da Silva
Início Publicação: 30/06/2010
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Letras, Área de Estudo: Linguística

A METAFICÇÃO HISTORIOGRÁFICA EM “CONCERTO BARROCO”

Ano: 2011 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: T. M. Andreu
Autor Correspondente: T. M. Andreu | [email protected]

Palavras-chave: Metaficção historiográfica, Concerto Barroco, Alejo Carpentier

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho pauta-se em uma discussão acerca do contexto da literatura hispanoamericanado século XX (em especial, a de Alejo Carpentier) sob uma ótica histórica. Para taltarefa, enfocamos uma obra do autor, o romance Concerto Barroco, de 1974. Estruturamosnosso texto em três partes: a primeira trata de alguns tópicos de intersecção entre a Literaturasui generis e a História. Em seguida, restringimos a Literatura ao contexto hispano-americano,para discuti-la sob um prisma analítico, no que diz respeito a suas conexões com o discursohistórico. Por fim, analisamos o romance carpentieriano Concerto Barroco, partindo deconceitos fundamentais da teoria sobre a metaficção historiográfica.



Resumo Inglês:

This work is guided into a discussion about the context of the Hispano - American lit erature of the twentieth century (in particular, Alejo Carpentier) in a historical perspective. For this task, we focus on an author's work, the novel Concert Baroque, 1974. We structure our text into three parts: the first deals with some topics of inters ection between the sui generis Literature and History. Next, we restrict the Literature Hispanic - American context, to discuss it in an analytical perspective, with regard to their connections with the historical discourse. Finally, we analyze the novel Con cert Baroque, from basic concepts of the theory of historiographic metafiction.