METAMORFOSES DO CIRCUITO INFERIOR RESIDENCIAL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA COMERCIAL DO BAIRRO TRÊS IRMÃS, CAMPINA GRANDE-PB (2017-2018)

Revista Geotemas

Endereço:
Rodovia BR-405, km 03 - Departamento de Geografia - Arizona
Pau dos Ferros / RN
59900-000
Site: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/index
Telefone: (84) 9414-2227
ISSN: 2236-255X
Editor Chefe: Josué Alencar Bezerra
Início Publicação: 01/06/2011
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Geociências, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional

METAMORFOSES DO CIRCUITO INFERIOR RESIDENCIAL: UMA ANÁLISE DA DINÂMICA COMERCIAL DO BAIRRO TRÊS IRMÃS, CAMPINA GRANDE-PB (2017-2018)

Ano: 2022 | Volume: 12 | Número: Não se aplica
Autores: Davidson Matheus Félix Pereira, Lincoln da Silva Diniz, Gustavo dos Santos Costa
Autor Correspondente: Davidson Matheus Félix Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Circuito Inferior Residencial, Estratificação socioespacial, Segregação urbana, Campina Grande-PB, Feira Sudoeste

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente texto corresponde a algumas reflexões sobre o processo de segregação socioespacial e sua relação com a dinamização comercial nas periferias urbanas com o objetivo de compreender a dinâmica socioespacial da Feira Sudoeste no bairro Três Irmãs, Campina Grande. Para tanto, identificamos os principais fatores que resultaram na criação desta feira, bem como sua função na localidade, considerando a circulação de consumidores, comerciantes, mercadorias e capitais. Como opção teórico-metodológica, adotamos os conceitos de "circuito inferior residencial" e "circuito inferior central" trabalhados por Milton Santos em sua obra "O Espaço Dividido", isso nos possibilitou analisar as diferenças entre a dinâmica dos comércios periféricos com relação aos comércios ligados ao centro da cidade. Para tanto, utilizamos uma metodologia quali-quantitativa, pautada na pesquisa in loco, apropriando-se da aplicação de entrevistas semiestruturadas, de questionários estruturados, bem como, da captura de imagens fotográficas. De tal maneira, ao final da pesquisa constatamos que a respectiva feira exercia um importante papel na dinamização econômica do mencionado bairro, ofertando í s camadas mais pobres da população possibilidades de emprego e de consumo de produtos perecí­veis a baixo custo. Pode-se observar uma real estratificação socioespacial nessa área periférica, com a existência de moradores com diferentes possibilidades de acesso aos mercados localizados no centro da cidade.