De Monteverdi a Mahler, R. Strauss e o jovem Schoenberg, a tonalidade constantemente desafiou suas próprias bases morfológicas e mostrou-se, ademais, rica em formas e em procedimentos formais. O presente artigo tem por objetivo demonstrar o potencial construtivo de um procedimento composicional que denomino integração funcional, o qual consiste em imbuir contextualmente de funcionalidade acordes, fragmentos melódicos etc. concebidos por meios alienígenas à tonalidade funcional. Para tanto, exponho aqui os mínimos requisitos morfológicos para que as propriedades construtivas da tonalidade – como, e.g., as relações funcionais entre seções formais ou as relações de reciprocidade entre níveis locais e níveis mais amplos de organização harmônica – operem; e relato o processo de composição de uma peça para clarineta, na qual realizo um tal processo de integração funcional. Concluo, em especial, que esse procedimento propiciou uma relação constante de descoberta com a tonalidade e com a forma resultante, não prescrita e singular.
From Monteverdi to Mahler, R. Strauss and young Schoenberg, tonality has co-stantly challenged its very morphological bases and, moreover, it has proved to be rich in terms of forms and formal procedures. The main aim of thi paper is to demonstrate the structuring potential of a compositional procedure I call functional integration, which consists in contextually imbuing functionality into chords, melodic excerpts etc. conceived by means other than functional tonality. For this purpose, I present the minimal morphological criteria for the structuring properties of to-nality to work (e. g., the functional relations between sections of a work or the relations of reciprocity between local and larger scale levels of harmonic organiza-tion); and I report the compositional process of a clarinet piece, in which a process of functional integration is performed. In particular, I conclude that such a proce-dure has, above all, favored a constant at-titude of discovery towards both tonality and the unique resulting form.