A metodologia Grounded Theory aplicada na pesquisa em música: um exemplo prático

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A metodologia Grounded Theory aplicada na pesquisa em música: um exemplo prático

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: 2
Autores: Luciano da Costa Nazario
Autor Correspondente: Luciano da Costa Nazario | [email protected]

Palavras-chave: teoria fundamentada, pesquisa em música, processos criativos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Esse artigo apresenta os métodos, os procedimentos e os pressupostos epistemológicos da metodologia de pesquisa conhecida como Grounded Theory (ou teoria fundamentada), realizando um exame de sua aplicação prática em uma pesquisa de doutorado em música. Amplamente utilizada em ciências sociais nos Estados Unidos e países da Europa, o emprego dessa metodologia, principalmente na área da música, ainda é uma prática pouco comum no Brasil. Nesse sentido, buscamos evidenciar suas potencialidades e obstáculos nesse campo de estudo, apresentando alguns subsídios à pesquisadores interessados em investigar (e/ou teorizar) processos sociais na pesquisa em música. Como resultado, verificou-se que tal metodologia, se bem contextualizada com a investigação proposta, pode mostrar-se eficaz tanto no processo de coleta e análise dos dados quanto na implementação de uma teoria substantiva na área da música.



Resumo Inglês:

This paper presents methods, procedures and epistemological assumptions of a research methodology called Grounded Theory, along with a study of how it was applied to a doctoral research in music. This methodology is widely used in Social Sciences in the United States and European countries; however, it is still an uncommon practice in Brazil, especially in music studies. The main goal is to highlight the methodology potentials and drawbacks when applied in the field, by presenting some input to researchers who are interested in investigating (and/or theorizing) how social processes are worked out in music research. Findings show that such methodology, when applied to this research context, can be effective both for data collection and analysis process, as well as to the implementation of a substantive theory in the music field.