Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: construção de jogo educativo abordando a assistência de enfermagem ao puerpério

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais

Endereço:
Rua Professor Costa Mendes - Rodolfo Teófilo
Fortaleza / CE
60430-140
Site: http://periodicos.ufc.br/resdite/index
Telefone: (85) 3366-8055
ISSN: 2525-9563
Editor Chefe: Luiz Roberto de Oliveira
Início Publicação: 19/08/2016
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências da Saúde

Metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem: construção de jogo educativo abordando a assistência de enfermagem ao puerpério

Ano: 2018 | Volume: 3 | Número: Especial
Autores: Maria Evilene Macena de Sousa Uly Reis Ferreira Ana Ciléia Pinto Teixeira Henriques
Autor Correspondente: Maria Evilene Macena de Sousa | [email protected]

Palavras-chave: Período Pós-Parto. Tecnologia. Ensino.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Introdução: Na busca de uma alternativa para aprimorar o método de ensino do conteúdo sobre Assistência de enfermagem ao puerpério, criou-se um jogo educativo sobre tal conteúdo, para ser utilizado como uma tecnologia educacional. Objetivo: Descrever a construção de um jogo educativo sobre assistência de enfermagem ao puerpério. Método: Estudo metodológico com abordagem descritiva. A construção do jogo ocorreu no primeiro semestre do ano de 2016. Foi elaborado por monitoras da disciplina Processo de Cuidar da Saúde da Mulher de uma faculdade privada do município de Fortaleza. Resultados: Pode-se observar a importância da utilização do lúdico como forma de aprimorar a assimilação do conteúdo ministrado em sala de aula à medida que os alunos verbalmente expressavam que o uso de jogos educativos estimulava a participação. A partir de tais observações, as monitoras sentiram-se incentivadas a buscar novas formas de auxílio ao aluno nos encontros de monitoria. Conclusões: Infere-se que os jogos apresentam-se como relevantes formas de TDIC, promovendo um vasto conhecimento, aliados a dinâmica e a diversão, os alunos aprendem e se divertem, tornando-se mais participativos. Tal processo ainda encontra-se em construção, sendo necessários mais estudos que abordem o impacto da implementação dessas novas formas de aprendizagem no ensino da graduação.



Resumo Inglês:

Introduction: In the search for an alternative to improve the method of teaching content on Nursing Care to the puerperium, an educational game about such content was created to be used as an educational technology. Objective: To describe the construction of an educational game about nursing care in the puerperium. Method: Methodological study with a descriptive approach. The construction of the game took place in the first half of the year 2016. It was elaborated by monitors of the discipline Process of Caring for the Health of the Woman of a private college of the municipality of Fortaleza. Results: It is possible to observe the importance of using play as a way to improve the assimilation of content delivered in the classroom as the students verbally expressed that the use of educational games stimulated participation. From these observations, the teachers felt encouraged to seek new ways of helping the student in the monitoring meetings. Conclusions: It is inferred that the games present themselves as relevant forms of TDIC, promoting a vast knowledge, allied to the dynamics and the fun, the students learn and have fun, becoming more participatory. This process is still under construction, and more studies are needed to address the impact of the implementation of these new forms of learning in undergraduate education.