A metrópole e o triunfo distópico: a cidade como útero necrosado na ficção cyberpunk

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

A metrópole e o triunfo distópico: a cidade como útero necrosado na ficção cyberpunk

Ano: 2005 | Volume: 0 | Número: 13
Autores: Adriana Amaral
Autor Correspondente: Adriana Amaral | [email protected]

Palavras-chave: cibercultura, cyberpunk, romantismo gótico, cidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo remonta as origens da figura da cidade como elemento central na ficção cyberpunk, a partir do romantismo gótico e de seus desdobramentos para a comunicação e a cultura contemporânea. O romantismo aparece como uma visão de mundo caracterizada pela nostalgia, que reaparece no subgênero cyberpunk em sua intersecção com o gênero de estórias de detetives. Outro ponto abordado é o caráter feminino da cidade em sua relação com as estórias cyberpunks, a partir de seu aspecto sombrio, distópico e perigoso, tendo como principal exemplo a análise da metrópole do filme Blade Runner (1982).



Resumo Inglês:

This paper rewind us to the origins of the city as a figure and a central element in cyberpunk fiction, from gothic romanticism to contemporary culture and communication. In cyberpunk, romanticism appears as a nostalgic vision of the world specially in the intersection of detective stories and cyberpunk stories. Another important topic of this work is about the feminine side of the city in its relation with the
cyberpunk fictions, its dystopic, dangerous and dark trend. We analyze the representation of the Blade Runner (1982) metropolis as an example of this kind of figure.



Resumo Espanhol:

El artículo remonta los orígenes de la imagen de la ciudad como un elemento central en la ficción ciberpunk, desde el romanticismo gótico y de su despliegue hacia la comunicación y a la cultura contemporánea. El romanticismo surge como una visión del mundo caracterizada por la nostalgia, que se reanuda en el subgénero ciberpunk en su intersección con el género de las historias policíacas. Otro
hallazgo es el carácter femenino de la ciudad en su relación con las historias ciberpunks, desde su aspecto sombrío, distópico y peligroso, teniendo en cuenta como principal ejemplo el análisis de la metrópoli de la película Blade Runner (1982).