Este texto pretende, por meio de fontes documentais e produções culturais, apresentar dois pontos de vista, ou melhor, duas maneiras de “ser” e “estar” no mundo contemporâneo. Primeiro, analisa-se a melancolia da classe média, figurada no curta-metragem “Bom dia”, do diretor Renato Cabral, para, em um segundo momento, contrastar tal perspectiva de vida com os elementos pulsantes na poesia de João Cabral de Melo Neto e nas canções de Cartola, produções reconhecidas como parte da cultura popular. Desta forma, pretende-se, com esse estudo, refletir sobre o modo como as classes populares e a classe média assumem a vida, cada uma em seu contexto e com experiências completamente diferentes, considerando a forma como a melancolia e a alegria aparecem em suas produções culturais.
The following text intends, through documental sources and cultural productions, introduce two points of view, or even better, two different ways of being in the modern world. At first, the gloom of the middle class that is figured in the short film “Good Morning” from the director Renato Cabral is analyzed, in order to, in a second moment, contrast this perspective of life with the pulsating elements in João Cabral de Melo Neto’s poetry and the songs of Cartola, productions that are recognized as part of the Brazilian Popular Culture. In this way, the aim of this study is to propose a reflection about the way in which the popular classes and the middle class understand life, each one in their context and with completely different experiences, considering the way that the gloom and the joy show up in their cultural productions.