MILTON, MINAS & GERAES: UMA CULTURA DE RESISTÊNCIA

Opsis

Endereço:
AV. DR. LAMARTINE PINTO DE AVELAR 1120 Caixa Postal: 536
Catalão / GO
75704120
Site: http://www.revistas.ufg.br/index.php/opsis
Telefone: (64) 3441-5309
ISSN: 15193276
Editor Chefe: Teresinha Maria Duarte
Início Publicação: 30/04/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

MILTON, MINAS & GERAES: UMA CULTURA DE RESISTÊNCIA

Ano: 2010 | Volume: 10 | Número: 1
Autores: Alberto Carlos de Souza
Autor Correspondente: A. C. de Souza | [email protected]

Palavras-chave: Milton Nascimento, música popular brasileira, lugares de memória

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo que busca discutir os lugares de memória nas obras fonográficas “Minas” e “Geraes”, de Milton Nascimento, lançadas em 1975 e 1976, respectivamente; vistas pela crítica da época como as mais representativas do “movimento” Clube da Esquina. Tais obras foram engendradas num contexto em que o Brasil vivia um momento de forte repressão política, circunstância na qual Milton e seus parceiros percebem a oportunidade de, em “Minas” cantar para dentro, em suas raízes interioranas e, em “Geraes”, cantar para fora, ao incorporar à sua musicalidade elementos latino-americanos. “Minas” e “Geraes” têm o significado de serem “lugares sem frestas” - onde não há “desbunde”, muito pelo contrário, há exposição de resistência nos corpos, na paixão, nos sentimentos, na fé e na memória -, incapazes de serem tocados por um sistema cuja premissa era a total falta de sensibilidade para o humano e o universal.



Resumo Inglês:

A study that discusses the
places of memory in the works
phonograph “Minas” and “Geraes”,
Milton Nascimento, launched in 1975
and 1976, respectively, seen by critics
of the season as the most
representative of the “movement”
Clube da Esquina. Such works have
engendered an environment in which
Brazil was experiencing a time of
severe political repression, a situation
in which Milton and his partners
realize the opportunity in “Minas”
sing in, in their roots in the
countryside, and “Geraes”, sing out,
by incorporating elements of its
musicality of Latin America. “Minas”
and “Geraes” has the meaning of
being “places without gaps” - where
there is no “desbunde”, on the
contrary, an exposition of resistance
within the body, passion, feelings,
faith and memory - are unable be
touched by a system whose premise
was the total lack of sensitivity to the
human and universal.