A busca constante da transformação do modo de ver o mundo faz da obra de Guimarães Rosa uma grande paideia, que incita o jogo do devir, o jogo de atravessar, o jogo das metamorfoses contÃnuas e comuns de toda forma de vida. O narrador rosiano põe o leitor em constantes rupturas da lógica e dos pragmatismos humanos, a fim de descontruir a automatização dos homens e do mundo. Assim, neste trabalho, o que se objetiva estudar é a representação das personagens rosianas em busca de sua construção como indivÃduos, especialmente no que tange à sua nova compreensão do amor e da alegria, o que se pode verificar em contos da obra Primeiras estórias, e que em última análise pode ser visto como uma nova proposta de construção interior para o homem, diante de sua realidade.
The constant search of the transformation of the mode of seeing the world makes the Guimarães Rosa's work is a great paideia, that invites to the crossing play, to the play of continuous and common metamorphoses of all life. The Rosa's narrator puts the reader in constant rupture of logic and human pragmatisms, in order to deconstruct the automation of men and the world. In this work, which aims study is the representation of Rosa's characters, in search of its construction as individuals, especially with regard to your new understanding of love and joy, which can be seen in tales of Primeiras estórias, and that ultimately can be seen as a new proposal interior construction for the man in front of your reality