Tendo em vista as estratégias narrativas apresentadas no romance Mistérios de Lisboa, publicado em 1854 pelo escritor português Camilo Castelo Branco, nos propomos a analisar de que forma tais estratégias apareceram na adaptação cinematográfica homônima do romance, lançada em 2010 e dirigida por Raúl Ruiz. O objetivo, portanto, é o de refletir como aspectos da escrita aparecem na narrativa cinematográfica, demonstrando as especificidades de cada mÃdia e os efeitos obtidos com seus usos, principalmente no que diz respeito à s escolhas imagéticas para a transposição de elementos tÃpicos da escrita do autor português, como a organização folhetinesca e o uso de metalinguagem. Desse modo, exploraremos o texto literário e o cinematográfico, tendo em mente suas diferenças tanto estruturais quanto de finalidade. Para discorrermos sobre essas especificidades, nos basearemos nos estudos de autores como Irina Rajewski (2005), Claus Clüver (2006) e Linda Hutcheon (2011), que tratam de intermidialidade, metaficção e adaptação cinematográfica.