MODA ESTATÍSTICA: UMA MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL

Competência − Revista da Educação Superior do Senac -RS

Endereço:
Av. Fernando Ferrari - 2001 - Anchieta
Porto Alegre / RS
90200-041
Site: http://seer.senacrs.com.br/index.php/RC
Telefone: (51) 3284-1987
ISSN: 2177-4986
Editor Chefe: Giuliano Karpinski Moreira, Senac-RS, Brasil
Início Publicação: 16/07/2019
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

MODA ESTATÍSTICA: UMA MEDIDA DE TENDÊNCIA CENTRAL

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Ancilla Dall’Onder Zatt
Autor Correspondente: Ancilla Dall’Onder Zatt | [email protected]

Palavras-chave: moda estatística, tendência central, aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho visa uma reflexão sobre a base conceitual da moda estatística, suas origens, processos de determinação, suas aplicações e processo de aprendizagem. A moda é uma estatística descritiva que indica o valor que mais se repete num conjunto de valores. Karl Pearson utilizou esse termo pela primeira vez em 1895 influenciado pela expressão “estar na moda” quando alguma coisa era frequente. Pode ser obtida pela simples observação dos dados de um conjunto, pelo ponto médio da classe modal de uma distribuição, ou por processos mais elaborados – gráfico e fórmula – de Czuber e de King e, ainda, pela relação empírica de Pearson. Esta faz uso das medidas de tendência central: média, mediana e moda, aplicadas no cálculo da assimetria e da curtose. Cada uma das medidas de tendência central fornece uma visão parcial dos dados, por isso o pesquisador precisa verificar se o parâmetro moda é adequado ao objetivo de seu estudo investigativo. A moda caracteriza-se por sua aplicabilidade a todos os níveis de medida, especialmente aos dados categóricos. É um processo de aprendizagem muito rico ao envolver conceitos prévios e habilidades que se harmonizam num conjunto de relações constitutivas da moda estatística.

Resumo Espanhol:

Este trabajo tiene como objetivo refelexionar sobre la base conceptual de la moda estadística, sus orígenes, los procedimientos de determinación, sus aplicaciones y el proceso de aprendizaje. La moda es una estadística descriptiva que indica el valor que más se repite en un conjunto de valores. Karl Pearson utilizó este término por la primera vez en 1895 infl uenciado por la expresión “estar a la moda” cuando alguna cosa era frecuente. Se puede obtener simplemente por la simple observación de los datos de un conjunto, por el punto médio de la clase modal de una distribución o por procedimeintos más elaborados – gráfi co y fórmula – de Czuber y King y también por la relación empírica de Pearson. Esta hace uso de medidas de la tendencia central: media, mediana y moda, utilizadas para calcular la asimetría y la curtosis. Cada una de las medidas de tendencia central proporciona una visión parcial de los datos, por lo que el investigador debe verifi car si el parámetro moda es adecuado para los fi nes de su estúdio de investigación. La moda se caracteriza por su aplicabilidad a todos los niveles de medición, sobre todo para datos categóricos. Es un proceso de aprendizaje muy rico, al envolver conceptos prévios y habilidades que se armonizan en un conjunto de relaciones constitutivas de la moda estadística.