A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape

Revista Orfeu

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ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

A modelagem do tempo musical em Gravidade Zero, para bateria e tape

Ano: 2023 | Volume: 8 | Número: 2
Autores: Cesar Traldi, Daniel Barreiro, Renato Schiavetti
Autor Correspondente: Cesar Traldi | [email protected]

Palavras-chave: tempo musical, música eletroacústica mista, bateria, condução rítmica, descritores de áudio

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo, discute-se a modelagem do tempo musical na obra eletroacústica mista Gravidade Zero (2020), para bateria e tape, de Cesar Traldi, com base na performance gravada em 2020 por Renato Schiavetti. A obra atribui ampla liberdade para o baterista criar materiais musicais que corporifiquem, em diálogo com o tape, a estrutura temporal especificada na partitura. A análise realizada toma como referência conceitual as considerações de Gérard Grisey sobre o tempo musical em camadas (esqueleto do tempo, carne do tempo e pele do tempo), expressas em seu artigo “Tempus ex machina: a composer’s reflections on musical time”, de 1987. São enfatizados o esqueleto e a carne do tempo, abordados com base em análises da estrutura temporal e da camada sonora/tímbrica expressas na gravação. Ambas as camadas se subdividem nos aspectos musicais criados pelo compositor, por um lado, e nos aspectos que derivam da realização do intérprete, por outro. A obra faz com que a condução rítmica da bateria (que, no repertório, normalmente exerce função de acompanhamento) torne-se o elemento principal de elaboração do discurso musical. No contexto da discussão sobre a estrutura temporal, são abordadas as estratégias interpretativas adotadas pelo baterista, destacando-se a utilização de polimetrias e polirritmias. Os aspectos sonoros/tímbricos são explicitados por meio de uma análise comparativa de duas seções da obra com o uso dos descritores de áudio centroide espectral e loudness. As duas seções possuem duração e estrutura métrica idênticas. À luz das considerações de Grisey e com base na análise realizada, demonstra-se como a corporificação dessas seções com sonoridades/timbres diferentes cria variedade, potencialmente modelando o tempo musical de maneiras distintas.



Resumo Inglês:

This article presents compositional and interpretative aspects of the work Gravidade Zero (2020), for drum set and tape, approaching the musical discourse from two perspectives: the temporal structure layer and the sonic/timbral layer. The work grants great freedom to the drummer to create musical materials that will, in line with the tape, fill in the temporal structure specified in the score. Both layers can be subdivided into musical aspects created by the composer, on the one hand, and aspects derived from the drummer’s performance, on the other. The aim of the work was to turn the rhythmic patterns performed in the drum set (which normally have an accompanying function) into the main element of the musical discourse. The article also presents a discussion on the interpretative strategies adopted by the drummer, highlighting the use of polymetries and polyrhythms. We conclude by presenting some analyses carried out using audio descriptors. By comparing two sections of identical lengths and metric structures, we demonstrate how the use of different sonorities/timbres in the sections helped to generate musical variety, thus fostering the interest of the listener.