MODELO SEMI-LAGRANGEANO DE DISPERSÃO ATMOSFÉRICA - AVALIAÇÃO

Ciência E Natura

Endereço:
Revista Ciência e Natura | Campus Sede-Cidade Universitária | Av. Roraima nº 1000, Prédio 13, Sala 1122 | Fone/Fax +55(55) 3220-8735 | Bairro Camobi
Santa Maria / RS
97105-900
Site: http://www.ufsm.br/cienciaenatura
Telefone: (55) 3220-8735
ISSN: 2179-460X
Editor Chefe: Marcelo Barcellos da Rosa
Início Publicação: 30/11/1979
Periodicidade: Quadrimestral

MODELO SEMI-LAGRANGEANO DE DISPERSÃO ATMOSFÉRICA - AVALIAÇÃO

Ano: 2016 | Volume: 38 | Número: Especial
Autores: Lisiane Ramires Meneses, Ricardo Carvalho Almeida
Autor Correspondente: Lisiane Ramires Meneses | [email protected]

Palavras-chave: dispersão atmosférica, método semi-lagrangeano, solução numérica, equação da advecção-difusão, camada limite atmosférica.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No presente trabalho é avaliado um modelo numérico bidimensional para simular a dispersão de poluentes emitidos na Camada Limite Atmosférica (CLA) sobre terreno plano. O modelo é baseado na solução numérica da equação da difusão-advecção utilizando um esquema Semi-Lagrangeano de três níveis de tempo para a discretização do termo advectivo. É investigado o problema da dispersão de poluentes em condições atmosféricas estáveis e instáveis, a partir da implementação de duas diferentes formulações para a difusividade turbulenta vertical. Os valores de concentração observados no experimento Prairie Grass foram comparados aos previstos pelo modelo, utilizando-se índices estatísticos adequados. A análise estatística mostra que o modelo simula satisfatoriamente os dados experimentais e apresenta resultados comparáveis aos obtidos por outros autores com outros modelos de dispersão presentes na literatura.