Este artigo pretende analisar os diferentes modelos e níveis de interatividade fílmica. Através dessa análise procuramos indícios para possíveis caminhos de evolução da linguagem audiovisual que, depois das incontornáveis contribuições de autores como Griffith, Porter, Kuleshov e Eisentein, parece ter estagnado no tempo. Finalmente, debruçamo-nos sobre a derradeira questão: existe realmente interatividade entre espectador e filme interativo?
This article aims to analyse the different models and levels of film interactivity. Through this analysis, we look for indications of possible ways in which audiovisual language could evolve, which, after the inevitable contributions of authors such as Griffith, Porter, Kuleshov and Eisentein, seems to have stagnated in time. Finally, we turn to the ultimate question: is there really interactivity between spectator and interactive film?
Este artículo tiene como objetivo analizar los diferentes modelos y niveles de interactividad cinematográfica. A través de este análisis buscamos indicios de posibles caminos de evolución del lenguaje audiovisual que, tras las inevitables aportaciones de autores como Griffith, Porter, Kuleshov y Eisentein, parece haberse estancado en el tiempo. Por último, pasamos a la pregunta final: ¿hay realmente interactividad entre el espectador y el cine interactivo?