Este trabalho estuda o fascismo no Brasil, especificamente os integralistas e neointegralistas, analisados sob o prisma da modernidade e pós-modernidade. Os movimentos fascistas e neofascistas seriam uma reação à crise da modernidade ou à pós-modernidade, considerando-se o discurso desses movimentos quanto à construção de um novo homem e uma nova sociedade. A defesa de um Estado forte e de uma sociedade hierarquizada e autoritária baseada na criação ou fortalecimento de uma identidade de grupo (seja ela racial, social, étnica ou nacional) seria uma tentativa de ordenar a sociedade moderna, sendo ao mesmo tempo uma contraposição à realidade “pós-moderna”, calcada na instabilidade e na indefinição das identidades do sujeito pós-moderno. Esse novo homem e essa nova sociedade fascistas propõem recuperar a estabilidade e fornecer um lugar fixo para o sujeito na sociedade.
This paper studies the fascism in Brazil, specifically the integralists and neo-integralists, analyzed from the perspective of modernity and post-modernity. Fascists movements and neo-fascists would be a reaction to the crisis of modernity or postmodernity, regarding the speech of these movements about the construction of a new man and a new society. The defense of a strong state and a hierarchical and authoritarian society based on the creation or strengthening of a group identity ( racial, social, ethnic or national) would be an attempt to order the modern society, and at the same time being a contrast to a "postmodern" reality based on instability and blurring of identities of the postmodern subject. This new man and the new fascist society propose a restoration of the stability and provide an established place for the individual in society.
Este trabajo estudia el fascismo en Brasil, específicamente los integralistas y neointegralistas, analizados desde la perspectiva de la modernidad y posmodernidad. Los movimientos fascistas y neofascistas serían una reacción a la crisis de la modernidad o a la posmodernidad, teniendo en cuenta el discurso de estos movimientos sobre la construcción de un nuevo hombre y una nueva sociedad. La defensa de un Estado fuerte y una sociedad jerárquica y autoritaria basada en la creación o consolidación de una identidad de grupo (ya sea racial, social, étnico o nacional) sería un intento de ordenar una sociedad moderna, siendo a la vez un contraste a la realidad “posmoderna ", basada en la inestabilidad y en la indefinición de las identidades del sujeto posmoderno. Este nuevo hombre y la nueva sociedad fascistas proponen restaurar la estabilidad y proporcionar un lugar fijo para el individuo en la sociedad.