Modernização e visualidade na novela Dancing Days (1978)

Intexto

Endereço:
Rua Ramiro Barcelos, 2705 - Sala 519
Porto Alegre / RS
90035-007
Site: http://www.intexto.ufrgs.br
Telefone: (51) 3308-5116
ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

Modernização e visualidade na novela Dancing Days (1978)

Ano: 2004 | Volume: 0 | Número: 10
Autores: Solange Wajnman
Autor Correspondente: Solange Wajnman | [email protected]

Palavras-chave: tecnologia, televisão, cenário, figurino, materialidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho tem como objetivo principal demonstrar como os elementos propriamente materiais da novela Dancing Days (1978) tais como cenário, as técnicas de gravação e figurino são elementos que apresentam uma proposta inovadora. Temos, pois como hipótese de trabalho o fato de que esta novela tem uma grande relevância no que diz respeito à sua forma dentro do contexto da televisão brasileira. Estuda-la por uma abordagem não hermenêutica e de sua materialidade, como propomos aqui, nos dá uma dimensão de como ela se insere no contexto de uma estética contemporânea urbana.



Resumo Inglês:

This paper intends to focus on innovative material elements of the Brazilian telenovela Dancing Days (1978) such as props, recording techniques and costumes. We claim that this telenovela set new standards within the context of Brazilian television. The approach we propose here, of a nonhermeneutic study of its materiality, will enable us to see the telenovela as part of a contemporary urban esthetics.



Resumo Espanhol:

El objetivo principal de este trabajo es demostrar como los elementos específicamentes materiales de la telenovela Dancing Days (1978) tales como escenario , técnicas de gravación y figurín son elementos que presentan uma propuesta de innovación. Tenemos, así como hipótesis de trabajo el hecho de que esta telenovela es muy sobresaliente en su forma dentro del contexto de la televisión brasileña. Estudiarla por medio de un enfoque no hermenéutico y de su materialidad, como se propone aquí, nos proporciona uma
dimensión de como ella se enmarca en el contexto de uma estética contemporanea urbana.