Modos de composição em artes presenciais: políticas inventivas nas ações modulares do coletivo Mapas e Hipertextos

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Modos de composição em artes presenciais: políticas inventivas nas ações modulares do coletivo Mapas e Hipertextos

Ano: 2016 | Volume: 1 | Número: 26
Autores: Milene Lopes Duenha, Paloma Bianchi, Raquel Purper
Autor Correspondente: Milene Lopes Duenha | [email protected]

Palavras-chave: Política, invenção, emergência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Políticas de relação e política como tema: como articular os dois entendimentos de política em ações artísticas que se encontram alicerçadas pela noção de invenção? O que aparece primeiro no processo de composição em artes presenciais: o significado que permite a ampliação para os sentidos, ou os procedimentos que experienciam sentidos diversos e os convergem em significado? Questões como essas norteiam a escrita deste artigo que apresenta alguns relatos e conexões advindos de experiências compositivas desenvolvidas pelo Mapas e Hipertextos, coletivo de pesquisa e criação, sediado em Florianópolis-SC. Algumas pistas se revelam na trama entre teorias de pesquisadores como Bruno Latour e Virgínia Kastrup e descrições de experiências de integrantes do coletivo durante o processo de desenvolvimento de duas ações modulares que integram o trabalho intitulado Sem Cabimento (2015).



Resumo Inglês:

Policy relations and politics as a theme: how to articulate those political understandings in artistic actions that are embedded by the notion of invention? What appears first in the performing arts’ composing process: the meaning that spread itself to create senses, or the procedures that produce different senses converging into meaning? Inquires like these guide this article to present some narratives and connections from the composing experiences developed by Mapas e Hipertextos, a collective dedicated to the research and creation in performing arts, based in Florianópolis-SC. Some clues are revealed in the plot between theories of researchers as Bruno Latour, Virginia Kastrup and Jacques Rancière and collective members’ descriptions of the experience during the process of developing two modular actions that integrate the work entitled Sem Cabimento (2015).