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ISSN: 1807-8583
Editor Chefe: Basílio Sartor / Suely Fragoso
Início Publicação: 31/12/1996
Periodicidade: Mensal
Área de Estudo: Comunicação

A morte do homem e o império da intertextualidade: uma experiência tropicalista

Ano: 2022 | Volume: 0 | Número: 54
Autores: Alexandre Rocha da Silva
Autor Correspondente: Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação | [email protected]

Palavras-chave: intertextualidade, Nietzsche, comunicação, Tropicália

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo foi publicado originalmente em 1997, no volume Semiótica e Pragmática da Comunicação, dos Cadernos de Comunicação do Mestrado em Semiótica, organizado por Elizabeth B. Duarte e lançado pela Editora UNISINOS (São Leopoldo, RS). Aparece, aqui, pela primeira vez em versão digital. Transcrito por Cássio B. Lucas. Alexandre, então aluno de mestrado, discute aqui algumas concepções de intertextualidade em conjunção com o problema nietzscheano da superação da forma-homem e das cartografias de forças que configuram o sentido da comunicação. Analisa, por fim, uma canção de Caetano Veloso em que se abrem várias linhas intertextuais para a revisão crítica e criativa da Bossa Nova.



Resumo Inglês:

This article was originally published in 1997, on the volume Semiótica e Pragmática da Comunicação of the Cadernos de Comunicação do Mestrado em Semiótica, which was organized by Elizabeth B. Duarte and edited by Editora UNISINOS (São Leopoldo, RS). It appears, here, for the first time in a digital edition. Transcribed by Cássio B. Lucas. In it, Alexandre, then a candidate for a master’s degree, discusses some conceptions of intertextuality in conjunction with the Nietzschean problem of the overcoming of man as a form, as well as the cartographies that configure communication's sense. An analysis is made of a song by Caetano Veloso in which several intertextual lines are opened for the critical and creative revision of the Bossa Nova movement.