A MORTE E O CULTO AOS MORTOS NAS TRADIÇÕES POPULARES DE RONDÔNIA

Saber Científico

Endereço:
Rua Alexandre Guimarães, 1927 - Areal
Porto Velho / RO
76804373
Site: http://periodicos.saolucas.edu.br/index.php/resc/index
Telefone: (69) 3211-8000
ISSN: 1982-792X
Editor Chefe: Rafaela Diniz Sousa
Início Publicação: 10/01/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

A MORTE E O CULTO AOS MORTOS NAS TRADIÇÕES POPULARES DE RONDÔNIA

Ano: 2009 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: M. A. D. Teixeira
Autor Correspondente: M. A. D. Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: Morte. Rituais fúnebres. Culto aos mortos. Rondônia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A morte, o conjunto dos rituais fúnebres e o culto aos mortos constituem-se no objeto de estudos deste artigo. Trabalhamos com a etno-história, analisando os procedimentos culturais das sociedades coloniais e pós-coloniais que se estabeleceram nos vales do Madeira, Mamoré e Guaporé, entre os séculos XVIII e XX. De formação cristã e católica, essas sociedades constituíram rituais e práticas de cuidados com o morto e sua alma a partir das doutrinas religiosas trazidas para o Novo Mundo pelos agentes colonizadores, mas como em todas as regiões onde essas sociedades se estabeleceram, também aqui, foram definidas práticas e rituais próprios, resultantes tanto das relações da sociedade com o meio ambiente local, quanto das diversas interações socioculturais entre os povos que viriam a formar essas novas sociedades. As adversidades ambientais, as enormes distâncias dos núcleos coloniais em relação a outros centros e às metrópoles tiveram papel expressivo na constituição de um padrão cultural específico em relação aos procedimentos dos vivos para com a morte e para com seus mortos. Nossa proposta de trabalho é estudar as características e os procedimentos ritualísticos que marcam a morte e o culto aos mortos nas sociedades formadas a partir das diversas etapas da colonização ocidental nos vales do Madeira, Mamoré e Guaporé, entre os séculos XVIII e XX. Para tanto recorremos tanto á documentação disponível, quanto ao uso de narrativas, depoimentos e observação de campo. Os resultados evidenciam que as culturas locais adaptaram práticas e procedimentos diversificados, que têm por base as tradições cristãs, notadamente de cunho católico romano, mas que, por circunstâncias diversas sofrearam uma serie de alterações a partir da inclusão de outras matrizes culturais, tanto cristãs, de doutrina protestante e evangélica, quanto ameríndias ou africanas.



Resumo Inglês:

The death, all the funeral rites and the cult to the deads are on the subject of studies of this  article.  We  worked  with  the  ethno - history  and  analyzed the  cultural  procedures  of  colonial  and post - colonial  societies  who settled  in  the  valleys  of  Madeira,  Mamore  and  Minas,  between  the eighteenth and twentieth centuries. From Christian and Catholic, these companies formed rituals and caring  practices  for  the  dead  and  his  soul from  the  religious  teachings  brought  to  the  New World  by settlers agents, but as in all regions where these companies have established themselves, it was also defined  here  their  own  practices  and  rituals,  from  both  society's  relations  with  the  local  environment and  the  various socio - cultural  interactions  between  people  that  came  to  form  these new  companies. The  environmental  adversity,  the  vast  distances  of  the colonial  core  regarding  to  other  centers  and cities had a significant role in the formation of a cultural pattern regarding to specific procedures to live with  death  and  with  their  dead.  Our  proposal  is  to  study  the characteristics  and  procedures  ritual marking  the  death  and  the  cult  of the  dead  in  the  companies  formed  from  the  various  stages  of colonization  in  the  western  valleys  of  Madeira,  Mamore  and  Minas, between  the  eighteenth  and twentieth  centuries.  That’s  why  we  studied all  the  available  documentation  and  used  the  narratives, interviews and field  observation. The results show that local cultures have  adapted diverse practices and  procedures,  which  are  based  on  Christian  traditions, notably  the  Roman  Catholic  slant,  but because of diferente circumstances, they experienced a series of changes from the inclusion of other cultural  sources,  not  only  Protestant  Christian  and  evangelical  doctrine,  but  also  the  Amerindian  or African’s.