O presente estudo tem como objetivo discutir a ressignificação da morte de Isabel Maria, a partir de seu feminicídio e posterior processo de “santificação”, situando-a no contexto machista do Nordeste brasileiro. O material empírico que embasa o presente artigo foi constituído por trabalho de campo para pesquisa doutoral que se realizou de 2016 a 2020, através de andanças e observação participante na capela construída a Isabel, em Guaraciaba, especialmente, no Dia de Finados, bem como através do encontro com interlocutoras/es e escuta de suas narrativas. Utilizando um diálogo com Segato (2005, 2010, 2015), Titus Riedl (2002) e Rodrigues (2005), dentre outros/as autores/as, ensaiamos compreender que os fios condutores da santificação no caso em questão estão entrelaçados aos sentidos do morrer no Ceará, ao assassinato de mulheres e à dimensão simbólica do corpo em sofrimento/martírio na cultura fúnebre cearense.
This paper aims to discuss the resignification of Isabel Maria's death, from her femicide and subsequent process of "sanctification", placing these events in the sexist context of the Brazilian Northeast. The empirical material that supports this article consists of fieldwork for doctoral research that took place from 2016 to 2020, through wanderings and participant observation in the chapel built for Isabel cult, in Guaraciaba, especially on the Day of the Dead, as well as through meeting with interlocutors and listening to their narratives. Using a dialogue with Segato (2005, 2010, 2015), Titus Riedl (2002), Rodrigues (2005) and other authors we try to understand that the guiding threads of sanctification in the case in question are intertwined with the meanings of dying in Ceará, the murder of women and the symbolic dimension of the body in suffering/martyrdom in Ceará’s funeral culture.
El presente estudio tiene como objetivo discutir la resignificación de la muerte de Isabel María, desde su feminicidio y posterior proceso de “santificación”, ubicándolo en el contexto sexista del Nordeste brasileño. O El material empírico que sustenta este artículo estuvo constituido por trabajos campo para la investigación doctoral que tuvo lugar de 2016 a 2020, a través de deambulaciones y observación participante en la capilla construida para Isabel, em Guaraciaba, especialmente en el Día de los Muertos, así como a través de la reunirse con los interlocutores y escuchar sus relatos. Usando um diálogo con Segato (2005, 2010, 2015), Titus Riedl (2002) y Rodrigues (2005), entre otros autores, tratamos de entender que los hilos conductores de santificación en el caso en cuestión se entrelazan con los sentidos de la morir en Ceará, el asesinato de mujeres y la dimensión simbólica de cuerpo en el sufrimiento/martirio en la cultura funeraria cearense.