A partir da primeira metade desta década, constatamos, principalmente nas cidades
do Rio de Janeiro e de São Paulo, um movimento consistente de revisão crÃtica do
cinema brasileiro através da realização de mostras retrospectivas e da publicação
de “livros-catálogos†que propõem novas abordagens para a compreensão de
diversos momentos e aspectos do cinema produzido no Brasil. Este artigo procura
analisar o papel da crÃtica veiculada nessas publicações como mediadora de uma
nova recepção para os filmes e como espaço de legitimação e disputas por
autoridade cultural na renovação dos parâmetros de análise e classificação
consolidados pela tradição crÃtica moderna, baseados em noções como “nação†e
“autoriaâ€. Observa-se, assim, a construção de novos cânones estéticos e polÃticos,
assim como a defesa do cinema popular de gênero.
After the first half of this decade, it was possible to see, especially in Rio de Janeiro
and São Paulo, a consistent movement of critic revision of Brazilian cinema through
the promotion of retrospective exhibitions and the publication of "catalogue-books" which suggest new approaches to the comprehension of several moments and
aspects of the cinema made in Brazil. This article intends to analyze the role of the
reviews published in those products as the mediators of a new reception to movies
and as a space of legitimating and of cultural authority dispute in order to renew
modern criticism tradition consolidated analysis and classification parameters,
based on notions as "nation" and "authorship". Thus, the construction of new
political and aesthetic canons, as well as the defense of popular genre cinema can
be observed.