A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani

Artcultura

Endereço:
AV: JOãO NAVES DE ÁVILA, 2121
Uberlândia / MG
0
Site: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura
Telefone: (34) 3239-4130
ISSN: 2178-3845
Editor Chefe: Adalberto Paranhos e Kátia Rodrigues Paranhos
Início Publicação: 28/02/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

A movência do ficcional em Rubem Fonseca: biografia e narrativa em Bufo & Spallanzani

Ano: 2011 | Volume: 13 | Número: 22
Autores: Aline Andrade Pereira
Autor Correspondente: Aline Andrade Pereira | [email protected]

Palavras-chave: Rubem Fonseca, literatura e história, história e biografia.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo abordará as relações entre
história e biografia a partir do romance
Bufo & Spallanzani, de Rubem Fonseca.
O livro será tomado como um tipo de
“escrita de si”, investigando a idéia de
“onipresença invisível” para explicar o
controle que o escritor mantém sobre a
sua obra. Nesse processo, interessa-nos
pensar o que Verena Alberti chama de
“deslizamento entre autor e personagem”,
onde, imbuído da tarefa de
“outrar-se” através das personagens,
o autor se coloca na “zona de sombra”,
região composta pelo “ângulo
de refração” entre autor e personagem,
segundo Costa Lima. A hipótese é a
de que a persona literária do escritor
Rubem Fonseca foi tecida tendo como
base a ficcionalização de si mesmo,
silenciando algumas facetas da sua
vida pública (como a participação no
Ipes) enquanto outras foram exaltadas
(como a censura).



Resumo Inglês:

This article aims to emphasize the relations
between History and Biografy through
Rubem Fonseca’s novel Bufo & Spallanzani.
The book will be took as a kind of
“himself writing” investigating the idea
of “invisible omnipresence” to explain the
control that writer keeps about his work.
In this process, is interesting to think what
Verena Albert called “sliding between
author and character”, which, involved
in the activity of “to be another” through
his characters, the author put himself in
a “shadow’s zone”, area composed by the
“refraction’s angle” between author and
character, according to Costa Lima. The
hypothesis is that the literary persona of
Rubem Fonseca’s writer was woven based
on the process of create a fiction of himself,
keeping silence about certain aspects
of his public life (as the participation in
Ipes), while another are glorify (as the
censorship).