O processo de construção das manifestações populares de Salvador-BA e sua estruturação como eventos turísticos é a problemática que impulsiona este artigo – uma narrativa interdisciplinar que correlaciona autores que refletem sobre turismo, cultura e produção de sentidos. O objetivo é discutir como o movimento de residentes coopera para a produção da cultura turística em Salvador. Definiu-se como amostragem, a Lavagem do Bonfim, a segundo maior festa popular do destino, e o Festival Virada Salvador, o mais recente atrativo do calendário institucional, para representar o objeto de estudo: manifestações populares de Salvador inseridas no calendário turístico da Prefeitura Municipal. O estudo segue o método crítico-dialético, cujos procedimentos operacionais são pesquisas bibliográfica e documental, entrevista ao então secretário municipal de Cultura e Turismo e observação participativa nas manifestações populares consideradas pela gestão como atrativos turísticos. O artigo contribui com uma discussão sobre cultura turística a partir das tradições e dinâmicas cotidianas do residente e com a compreensão da cidade turística como um composto orgânico que deve interconectar encantamentos e operacionalidades de modo a estimular pulsações vitais que produzem sentidos sociais. Nesta interconexão, estão elementos que constituem os movimentos culturais dos residentes e cooperam para construções identitárias, fomentam processos de inovações e fortalecem a competitividade do destino. Entre eles, estão história, tradições, cotidiano, estruturas urbanas, manifestações populares, além de relações e conflitos socioeconômicos e políticos.
The process of building popular demonstrations in Salvador-BA and structuring them as tourist events is the issue that drives this article -an interdisciplinary narrative that correlates authors who reflect on tourism, culture and the production of meanings. The objective is to discuss how the residents' movement cooperates for the production of tourist culture in Salvador. Two important cultural events –the religious celebration called Lavagem do Bonfim which is the second most popular party in Salvador and also the most recent event in the institutional calendar, called Festival Virada Salvador -were chosen as samples to represent the object of study: popular manifestations of Salvador inserted in the tourist calendar of the City Hall. This study follows the critical-dialectical method, whose operational procedures are bibliographical and documental research, interview with the then municipal secretary of Culture and Tourism and participative observation in popular manifestations considered by the management as tourist attractions. The article contributes with a discussion on tourist culture from the resident's daily traditions and dynamics and with the understanding of the tourist city as an organic compound that must interconnect enchantments and operationalities in order to stimulate vital pulses that produce social meanings. In this interconnection, there are elements that constitute the residents' cultural movements and cooperate in identity constructions, foster innovation processes and strengthen the destination's competitiveness. Among them are history, traditions, daily life, urban structures, popular demonstrations, as well as socio-economic and political relations and conflicts.