Este artigo tem como propósito investigar os estudos intertextuais e suas possibilidades de articulação entre distintas materialidades. Para tanto, utiliza do conceito de Antropofagia (1928), advindo do movimento Antropofágico, conduzido pelo literato Oswald de Andrade na primeira geração do Modernismo brasileiro. O intuito é que tal conceito dê conta de mediar e realizar possíveis aproximações entre MPB, enquanto objeto literário, e a dança-teatro alemã do Wuppertal TanzTheater, fundado pela bailarina/coreógrafa Pina Bausch, quando subsidiados do aporte literário de Carvalhal (1991). O corpus investigado são as músicas populares brasileiras utilizadas nos espetáculos da companhia, corroborando em suas diversas criações em dança. Diante desse cenário, buscamos investigar a intersecção entre eles, tanto para complexificar as categorias de entendimento, quanto para ampliar as possibilidades dialógicas entre as diferentes áreas.
This article aims to investigate intertextual studies and their possibilities for articulation between different materialities. For that, it uses the concept of Anthropophagy (1928), coming from the Anthropophagic movement, led by the literary Oswald de Andrade in the first generation of Brazilian Modernism. The intention is that this concept will be able to mediate and make possible approximations between MPB, as a literary object, and the German dance-theater of Wuppertal TanzTheater, founded by the dancer/ choreographer Pina Bausch, when subsidized by literary contribution of Carvalhal (1991). The investigated corpus is the Brazilian popular music used in the shows of the company, corroborating in its diverse dance creations, we seek to investigate the intersection between them, both to complex the categories of understanding, and to expand the dialogical possibilities between the different areas.