A mulher ausente: a presença de Maria Velluti (1827-1891) no teatro brasileiro

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ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

A mulher ausente: a presença de Maria Velluti (1827-1891) no teatro brasileiro

Ano: 2019 | Volume: 1 | Número: 34
Autores: Andrea Carvalho Stark
Autor Correspondente: Andrea Carvalho Stark | [email protected]

Palavras-chave: Século XIX; atrizes; realismo; história do teatro

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo discorre sobre a carreira da atriz, bailarina, tradutora, dramaturga Maria Velluti (Lisboa, 1827 - Rio de Janeiro, 1891) no teatro brasileiro do século XIX. Como atriz, ela foi protagonista de obras de autores brasileiros do período realista, especialmente as primeiras peças de José de Alencar. Foi também a criadora do Teatro Ginásio Dramático, único espaço que concentrou diversas estreias de autores nacionais nos oitocentos. O objetivo é demonstrar que Velluti exerceu um papel relevante no contexto do teatro brasileiro do século XIX, apesar do esquecimento que a história legou a seu nome. 



Resumo Inglês:

This article looks at the work of actress, ballerina, playwright and translator Maria Velluti (Lisbon, 1827-Rio de Janeiro, 1891) in the 19th century Brazilian theatre. As an actress, she had been the protagonist of Brazilian plays from the realist period, especially the first ones composed by José de Alencar. She was also the creator of the Dramatic Gymnasium Theatre, the only space that concentrated diverse premieres of Brazilian playwrights during the 19th century. The goal is to demonstrate that Velluti had played a relevant role in the 19th century Brazilian theatre, despite the forgetfulness that history had bequeathed to her.