O artigo faz uma análise teo-ética feminista do contexto católico romano nos Estados Unidos desde o Vaticano II. Constata-se o engajamento e a resistência de “mulheres fiéis”, como teólogas e militantes feministas, que com sua práxis e produção teórica desafiam a infidelidade da instituição kyriarcal da estrutura Católica Romana. Na tentativa de uma reconstrução imaginativa, apresenta três estratégias futuras em vista da transformação das estruturas de dominação católica ou mesmo inspira a busca por construir comunidades alternativas e mais democráticas. Situa neste contexto a história, militância e contribuições da teóloga Ivone Gebara.
This article contributes to a feminist theo-ethical analysis of the Roman Catholic context in the USA since Vatican II. It focuses on the commitment and resistance of women of faith, theologians and feminist activists who challenge the lack of faith of the kyriarchal Catholic structure. Three strategies for the future are proposed to transform the structures of domination and to construct democratic alternative communities. The author places the history, activism, and contributions of Ivone Gebara within this context.
El artículo hace un análisis teoético feminista del contexto católico romano en Estados Unidos desde el Vaticano II. Se constata la participación y la resistencia de “mujeres fieles”, como teólogas y militantes feministas, que con su praxis y producción teórica desafían la infidelidad de la institución kyriarcal de la estructura Católica Romana. En el intento de una reconstrucción imaginaria, presenta tres estrategias futuras en vista de la transformación de las estructuras de dominación católica o incluso inspira la búsqueda por construir comunidades alternativas más democráticas. Sitúa en este contexto la historia, militancia y contribuciones de la teóloga Ivone Gebara.