A mulher negra como musa no Brasil dos anos 1990: a agenda feminista e o imaginário compartilhado através da música Requebra da Banda Olodum

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ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

A mulher negra como musa no Brasil dos anos 1990: a agenda feminista e o imaginário compartilhado através da música Requebra da Banda Olodum

Ano: 2015 | Volume: 40 | Número: 68
Autores: C. R. Santos
Autor Correspondente: C. R. Santos | [email protected]

Palavras-chave: análise do discurso, Banda Olodum, mulher negra, feminismo, estudos de gênero

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A partir de uma análise discursiva da letra da composição musical Requebra, gravada pela Banda Olodum nos anos 1990, é possível encontrar sentidos em convergência ideológica deste texto com uma das agendas de feministas afro-brasileiras, identificando o potencial destas mulheres como musas. A construção desta identidade demarca uma diferença radical de posicionamento discursivo em relação às demandas gerais do Movimento Feminista articulado por mulheres que não são negras. O presente estudo parte de pressupostos teóricos da Análise de Discurso, ao considerar aspectos das articulações inerentes à letra da música como produtores de um efeito de sentido. O contexto histórico se configura como constitutivo dos saberes inscritos nos enunciados dispostos em uma dada memória discursiva. Inserida na indústria cultural, a divinização da mulher negra, no Brasil, é um sentido produzido por artistas de blocos afro-baianos, que disseminam enunciados a serem inscritos no imaginário nacional. Tratar-se-á de uma análise de um fenômeno que modela a memória de um grupo, sob a influência de discursos dispersos em determinados tempos e espaços, produzidos como efeito da materialidade polissêmica da linguagem.



Resumo Inglês:

From a discursive analysis from the letter of Requebra musical composition, recorded by the Olodum Band in the 1990s, we can find directions on ideological convergence of this text with one of the agendas of African-Brazilian feminists, identifying the potential of these women as muses. The construction of this identity marks a radical difference of discursive positioning in relation to the general demands of the feminist movement articulated by women who are not black. This study of theoretical assumptions of Discourse Analysis, to consider aspects of the joints involved in the lyrics as producers of a sense of purpose. The historical context is configured as constitutive of knowledge enrolled in prepared statements in a given discursive memory. Inserted in the cultural industry, the deification of black women in Brazil is a sense produced by artists from African-Bahian blocks that disseminate statements to be entered in the national imaginary. It will deal with an analysis of a phenomenon that shapes the memory of a group, under the influence of speeches scattered in certain times and places, produced the effect of polysemic materiality of language.