Mulheres à frente: O Novy Byt e a produção de estampas soviética entre 1923 e 1924

ModaPalavra e-periódico

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-001
Site: https://periodicos.udesc.br/index.php/modapalavra/index
Telefone: (48) 3664-8370
ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

Mulheres à frente: O Novy Byt e a produção de estampas soviética entre 1923 e 1924

Ano: 2022 | Volume: 15 | Número: 36
Autores: Tamires Moura Gonçalves Leite, Antonio Takao Kanamaru
Autor Correspondente: Tamires Moura Gonçalves Leite | [email protected]

Palavras-chave: construtivismo russo, estamparia, modo de vida soviético

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Diante da Revolução Russa de 1917, cujo resultado propôs um novo modelo econômico que até então nunca havia sido posto em prática, revolucionários se viram na necessidade de criar uma nova realidade que não mudaria apenas as leis e a economia, mudaria também a vida da população em seu sentido mais básico. O chamado Novy Byt era uma formulação teórica de como o cotidiano deveria ser sob o socialismo, e  para a construção deste novo modo de vida, era necessário que se educasse a população nos ideais da revolução, ideais estes que foram absorvidos pela vanguarda artística construtivista, que nos anos seguintes se dedicou a criar objetos que mudassem a forma de consumo da população. O presente artigo dedica-se ao estudo visual das estampas criadas por Liubov Popova e Varvara Stepanova entre 1923 e 1924, que buscavam de maneira gráfica de educar a população nos ideais revolucionários.



Resumo Inglês:

In the face of the Russian Revolution of 1917, the result of which proposed a new economic model that until then had never been put into practice, revolutionaries found themselves in the need to create a new reality that would not only change the laws and the economy, it would also change the lives of the population in its most basic sense. The so-called Novy Byt was a theoretical formulation of how daily life should be under socialism, and for the construction of this new way of life, it was necessary to educate the population in the ideals of the revolution, ideals that were absorbed by the constructivist artistic avant-garde, who in the following years dedicated himself to creating objects that would change the way the population consumes. The present article is dedicated to the visual study of the prints created by Liubov Popova and Varvara Stepanova between 1923 and 1924, who sought in a graphic way to educate the population in revolutionary ideals.



Resumo Espanhol:

Frente a la Revolución Rusa de 1917, cuyo resultado proponía un nuevo modelo económico que hasta entonces nunca se había puesto en práctica, los revolucionarios se vieron en la necesidad de crear una nueva realidad que no sólo cambiaría las leyes y la economía, sino que también cambiaría la vida de la población, en su sentido más básico. El llamado Novy Byt fue una formulación teórica de cómo debía ser la vida cotidiana bajo el socialismo, y para la construcción de esta nueva forma de vida era necesario educar a la población en los ideales de la revolución, ideales que fueron absorbidos por la vanguardia artística constructivista, quien en los años siguientes se dedicó a crear objetos que cambiarían la forma de consumo de la población. El presente artículo está dedicado al estudio visual de las estampas realizadas por Liubov Popova y Varvara Stepanova entre 1923 y 1924, quienes buscaban de manera gráfica educar a la población en los ideales revolucionarios.