Este escrito baseia-se na observação participante obtida pela prática extensionista, junto ao grupo de mulheres “Guerreiras do Satélite”, assistidas pelo CRAS Satélite Íris, no município de Campinas-SP. O projeto que subsidia essa reflexão desenvolve atividades socioeducativas, visando contribuir para o fortalecimento das mulheres e de seus vínculos sociais. As ações são pensadas como estratégias para o enfrentamento do insulamento das mulheres que resulta da desigualdade na divisão sexual do trabalho. Observamos que o recrutamento prematuro das meninas para os trabalhos reprodutivos, o abandono escolar e a violência doméstica privam as mulheres de ocupar espaços sociais fora do núcleo familiar. Neste sentido, as intervenções utilizam Círculos de Cultura, baseados na perspectiva freiriana de educação como prática de comunhão e liberdade, e Círculos de Trabalho Artístico, que concebe a educação como esforços conativos do corpo-mente social em sua busca por preservar-se e atualizar o bem comum. Por meio da atividade problematizadora e de reconstrução imaginativa que culminam na produção artística, buscamos ressignificar o sofrimento, despertar as paixões alegres e fortalecer um devir ético que encorajem essas mulheres a perseverar em si próprias, tecer laços de solidariedade e ocupar outros espaços sociais não prescritos pelas estruturas vigentes.
This writing bases itself in the participant observation obtained through extensionist practice, with the group of women “Warriors of the Satellite”, assisted by CRAS Satélite Íris, in the municipality of Campinas, State of São Paulo, Brazil.Theproject that subsidizes this reflection develops socio-educational activities aiming to contribute to the strengthening of women and of their social bonds. The actions are thought as strategies to tackle the insulation of women that results from the inequality in the sexual division of work. In this sense, interventions use Culture Circles, based on the Freirean perspective of education as communion andfreedom, and Artistic Work Circles, conceiving education as conative efforts of the social body-mind in its search for preserving itself and actualizing common good. Through problematizing activity and imaginative reconstruction which culminate in artistic production, we seek to resignify suffering, awake joyful passions, and strengthen an ethical becomingthat encourage these women to persevere in themselves, weave bounds of solidarity, and occupy other social spaces not prescribed by reigning structures.