As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro

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ISSN: 1982-615X
Editor Chefe: Daniela Novelli
Início Publicação: 01/01/2008
Periodicidade: Semestral

As mulheres cheirosas do Pará: notas sobre a visualidade do modo de vestir da Vendedora de Cheiro

Ano: 2023 | Volume: 16 | Número: 38
Autores: Amanda Gatinho Teixeira, Rita Morais de Andrade
Autor Correspondente: Amanda Gatinho Teixeira | [email protected]

Palavras-chave: vendedora de cheiro, cultura visual e modos de vestir, mulheres negras amazônidas

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste artigo discute-se a construção visual da Vendedora de Cheiro (1947) a partir da obra da artista Antonieta Feio. Analisa-se o seu modo de vestir e de adornar-se, cotejando-o com algumas fontes visuais e narrativas históricas de tal construção. A metodologia, de abordagem predominantemente qualitativa, é constituída de observação e análise visual de obras selecionadas, tratadas como documentos e fontes de pesquisa relevantes para o estudo das artes, das visualidades e do vestuário. Conclui-se que produções artísticas são importantes instrumentos da produção de sentido de tais aparências do corpo, presentes ainda hoje no imaginário popular de uma identidade local apoiada na visualidade de uma “Mulher Paraense”.



Resumo Inglês:

This paper analyzes the visual construction of the Vendedora de Cheiro (1947), based on the work of the artist Antonieta Feio, highlighting her dress and adornment styles, seeking to discuss how imagery and historical references built on such construction. The social significance such modes today, shall also be discussed as it is still alive in the popular imagination, so much so that this figure is seen as an indicator of a specific visuality of the Paraense Woman, thus configuring a local identity.



Resumo Espanhol:

Este artículo aborda la construcción visual de la Vendedora de Cheiro (1947) a partir de la obra de la artista Antonieta Feio. Se analiza su forma de vestirse y adornarse, comparándola con algunas fuentes visuales y narrativas históricas de tal construcción. La metodología, con un enfoque redominantemente cualitativo, consiste en la observación y el análisis visual de obras seleccionadas, tratadas como documentos y fuentes de investigación relevantes para el estudio de las artes, las visuales y la indumentaria. Se concluye que las producciones artísticas son instrumentos importantes para la producción de sentido de tales apariciones del cuerpo, aún presentes en el imaginario popular de una identidad local sustentada en la visualidad de una “Mujer Paraense”.