Mulheres e charges políticas: a subversão pelo humor nos espaços públicos

Espacialidades

Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 3000 - Lagoa Nova. CCHLA, Sala 812.
Natal / RN
59078-970
Site: https://periodicos.ufrn.br/espacialidades
Telefone: (84) 8826-6737
ISSN: ISSN: 1984-817X
Editor Chefe: Lígio José de Oliveira Maia
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: História

Mulheres e charges políticas: a subversão pelo humor nos espaços públicos

Ano: 2018 | Volume: 18 | Número: 1
Autores: G. C. Werneck.
Autor Correspondente: G. C. Werneck. | [email protected]

Palavras-chave: charge, mulheres, gênero, humor

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Objetiva-se analisar e dar visibilidade a mulheres que produzem (ou produziram) charges políticas no Brasil, discutindo aspectos relativos aos papéis sociais atribuídos a homens e mulheres e aos estudos de gênero. Na primeira seção, são apresentados conceitos e características da charge como um gênero textual permeado por aspectos políticos, críticos e humorísticos. Na segunda seção, optou-se pela apresentação analítica e descritiva, nos limites deste artigo, do trabalho de três cartunistas brasileiras e suas biografias: Nair de Teffé, Patrícia Galvão (Pagu) e Hilde Weber. Em seguida, discute-se a produção atual de charges por mulheres no Brasil e o trabalho de coletivos que trabalham em prol da visibilização dessas obras. A metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica e documental.



Resumo Inglês:

The objective is to analyze and give visibility to women who produce (or produce) political cartoons in Brazil, discussing aspects related to the social roles attributed to men and women and to gender studies. In the first section, concepts and features of the cartoon are presented as a textual gender permeated by political, critical and humorous aspects. In the second section, we opted for the analytical and descriptive presentation, within the limits of this article, of the work of three Brazilian cartoonists and their biographies: Nair de Teffé, Patrícia Galvão (Pagu) and Hilde Weber. Next, we discuss the current production of cartoons by women in Brazil and the work of collectives who work for the visibility of these works. The methodology used is bibliographical and documentary research.