O artigo faz uma análise da presença das mulheres nas últimas cenas da vida, morte e ressurreição de Jesus, conforme narrado no Evangelho de Marcos. A partir da perícope 15,40-16,8 objetiva-se contribuir com a reconstrução da participação e da importância das mulheres no movimento de Jesus e na organização de comunidades cristãs no século I, bem como evidenciar tentativas de silenciamento e invisibilização das mesmas. A pesquisa é bibliográfica, deseja-se apresentar uma metodologia exegética que faz uso conjunto de recursos da narratologia e da análise do discurso na interface com hermenêuticas feministas. Esta pesquisa resulta na constatação de que as mulheres receberam uma autoridade ímpar no final do Evangelho de Marcos e que possivelmente eram parte da liderança da comunidade marcana. Teologicamente significativo é perceber que a motivação, a dedicação e a fidelidade na práxis de fé das mulheres baseiam-se na própria ação de Jesus Cristo, que para elas significou acolhida, cura, libertação e reconhecimento.
The article analyzes the presence of women in the last scenes of Jesus’ life, death and resurrection, as narrated in the Gospel of Mark. Based on the pericope 15, 40-16, 8, it aims to reconstruct women’s participation and importance in the movement of Jesus and in the organization of Christian communities during the first century. It also intends to evidence the attempts to silence those women and make them invisible. The exegetical methodology used in this bibliographical research incorporates elements of narratology and discourse analysis, together with feminist hermeneutics. The research shows that, at the end of Mark’s Gospel, women had been given unique authority and were probably among the leaders of the Markan community. It is theologically significant to realize that the women’s motivation, dedication and fidelity in the praxis of faith followed Jesus’ own action, which meant for them acceptance, healing, liberation and recognition.