O objetivo deste estudo é identificar os saberes construídos pela vivência das mulheres quebradeiras de coco babaçu, e como eles são entendidos como um dos elementos fundamentais para a promoção e afirmação de identidade coletiva nas comunidades. Para isso, foram levantadas obras em que as concepções de comunidade tradicional e a atividade extrativista das quebradeiras de coco estão relacionadas, tais como: Lifschitz (2011); Rebelo (2012); e Almeida (2008). A metodologia usada foi de pesquisa qualitativa por meio de estudo bibliográfico, usando também a técnica da observação na pesquisa de campo realizada na Reserva Extrativista de Ciriaco, município de Cidelândia (MA). Foi considerado, por fim, que os saberes constituídos pelas quebradeiras de coco são histórias carregadas de elementos que contribuem na sua reprodução/construção individual e coletiva, política e social.
This study aims to identify the knowledge built by the experience of women who break babassu coconuts, and how they are understood as one of the fundamental elements for the promotion and affirmation of collective identity in the communities. Therefore, the contribution of women coconut breakers to the popular resistance movements and struggle for land cannot be forgotten. For this study, works were raised in which the concepts of traditional community and the extractive activity of coconut breakers are related, such as Lifschitz (2011), Rebelo (2012), and Almeida (2008). The methodology used was qualitative research through a bibliographic study, also using the technique of observation in the field research carried out in the Ciriaco Extractive Reserve, a municipality from Cidelândia (MA). Finally, consider that the knowledge constituted by coconut breakers is stories loaded with elements that contribute to their individual and collective, political, and social reproduction/construction.
El objeto de este estudio se identifica con nuestros sables construidos como la vida de muchos de los bebés cocoteros, y cómo son entendidos como uno de los elementos fundamentales para la promoción y afirmación de la identidad colectiva en nuestras comunidades. de las quebradoras de coco está relacionada, pero según: Lifschitz (2011); Rebelo (2012); eAlmeida (2008). La metodología utilizada es la investigación cualitativa a través de estudio bibliográfico, utilizando también la técnica de observación en investigación de campo realizada en la Reserva Extractiva Ciriaco, municipio de Cidelândia(MA). Consideremos que nuestros sables están formados por rompecocos cuyas historias se basan en elementos que contribuyen a su reproducción/construcción de elementos individuales y colectivos, políticos y sociales.