Museu através do toque: a inclusão social da pessoa com deficiência visual

Benjamin Constant

Endereço:
Avenida Pasteur, 350/368 - Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa - Urca
Rio de Janeiro / RJ
22290240
Site: http://revista.ibc.gov.br/
Telefone: (21) 9889-8617
ISSN: 1984-6061 (on-line)
Editor Chefe: Bianca Della Líbera e Luiz Paulo da Silva Braga
Início Publicação: 01/01/2018
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Museu através do toque: a inclusão social da pessoa com deficiência visual

Ano: 2012 | Volume: 0 | Número: 51
Autores: Diana Farjalla Correia Lima, Ana Fátima Berquó
Autor Correspondente: Luiz Paulo da Silva Braga | [email protected]

Palavras-chave: Museu, inclusão, deficiente visual.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O Museu se caracteriza como espaço de pesquisa e disseminação do conhecimento. De acordo com tal perspectiva, deve-se assegurar que o processo informacional e comunicacional atenda a diferentes públicos das categorias identificadas como visitantes (exposições) e usuários dos serviços de informação. Estabelecer condições para o atendimento e a recepção de qualquer público é o fundamento no qual se apoia a função social do Museu. Entretanto, entre diversos segmentos de público, há aqueles com necessidades especiais, como, por exemplo, pessoas com deficiência visual. E, para esse público em especial, o que se observa é a ocorrência de obstáculos que impedem desejável atendimento, seja em contexto eletrônico, por via da rede internacional de computadores – site do Museu na Internet – seja no próprio ambiente físico no qual está localizado o Museu. Em razão disso, configura-se a questão da inclusão social em contexto de temática museológica. Toma-se como referência para estudo o modo pelo qual se deve receber adequadamente o público com deficiência visual, na medida em que esse grupo vocaliza socialmente dificuldades encontradas para a comunicação. Portanto, a abordagem trata do necessário preparo que, em tal condição, é exigido para o Museu e seus profissionais; situação que deve envolver o conhecimento prévio sobre a natureza e as formas de percepção características dessa deficiência, incluindo análises e avaliações permanentes acerca das especificidades e dos pontos comuns entre esse público e o público em geral que visita ou consulta os serviços oferecidos



Resumo Inglês:

The Museum is characterized as a space for research and dissemination of knowledge. According to this perspective, it must be ensured that the informational and communicational process serves different audiences from the categories identified as visitors (exhibitions) and users of information services. Establishing conditions for the service and reception of any public is the foundation on which the Museum's social function is supported. However, among different segments of the public, there are those with special needs, such as people with visual impairments. And, for this audience in particular, what is observed is the occurrence of obstacles that prevent desirable service, whether in an electronic context, via the international computer network - the Museum's website on the Internet - or in the physical environment in which it is located the museum. As a result, the issue of social inclusion is configured in the context of a museological theme. The way in which the visually impaired public should be properly received is taken as a reference for the study, as this group socially voices difficulties encountered in communication. Therefore, the approach deals with the necessary preparation that, in such condition, is required for the Museum and its professionals; a situation that must involve prior knowledge about the nature and forms of perception characteristic of this deficiency, including ongoing analyzes and assessments about the specifics and common points between this public and the general public who visit or consult the services offered



Resumo Espanhol:

El Museo se caracteriza por ser un espacio de investigación y difusión de conocimientos. De acuerdo con esta perspectiva, se debe asegurar que el proceso informativo y comunicativo atienda a públicos distintos de las categorías identificadas como visitantes (exposiciones) y usuarios de los servicios de información. Establecer las condiciones para el servicio y acogida de cualquier público es la base sobre la que se sustenta la función social del Museo. Sin embargo, entre los diferentes segmentos del público, hay personas con necesidades especiales, como las personas con discapacidad visual. E, para esse público em especial, o que se observa é a ocorrência de obstáculos que impedem desejável atendimento, seja em contexto eletrônico, por via da rede internacional de computadores – site do Museu na Internet – seja no próprio ambiente físico no qual está localizado el Museo. Como resultado, el tema de la inclusión social se enmarca en el contexto de un tema museológico. Se toma como referencia para el estudio la forma en que se debe recibir adecuadamente al público con discapacidad visual, ya que este grupo expresa socialmente las dificultades encontradas en la comunicación. Por tanto, el planteamiento trata de la preparación necesaria que, en tal condición, se requiere para el Museo y sus profesionales; una situación que debe implicar un conocimiento previo sobre la naturaleza y formas de percepción características de esta deficiencia, incluyendo análisis y evaluaciones continuas sobre las particularidades y puntos comunes entre este público y el público en general que visita o consulta los servicios ofrecidos



Resumo Francês:

Le Musée se caractérise comme un espace de recherche et de diffusion des connaissances. Dans cette perspective, il faut s'assurer que le processus informationnel et communicationnel s'adresse à des publics différents des catégories identifiées comme visiteurs (expositions) et utilisateurs de services d'information. L'établissement des conditions de service et d'accueil de tout public est le socle sur lequel s'appuie la fonction sociale du Musée. Cependant, parmi les différents segments du public, il y a ceux qui ont des besoins spéciaux, comme les personnes malvoyantes. Et, pour ce public en particulier, ce qui est observé est l'apparition d'obstacles qui empêchent un service souhaitable, que ce soit dans un contexte électronique, via le réseau informatique international - le site Internet du Musée sur Internet - ou dans l'environnement physique dans lequel il se trouve le musée. De ce fait, la question de l'inclusion sociale est replacée dans le cadre d'une thématique muséologique. La manière dont le public déficient visuel doit être correctement reçu est prise comme référence pour l'étude, car ce groupe exprime socialement les difficultés rencontrées dans la communication. Par conséquent, la démarche porte sur la préparation nécessaire qui, dans une telle condition, est requise pour le Musée et ses professionnels ; une situation qui doit impliquer une connaissance préalable de la nature et des formes de perception caractéristiques de cette déficience, incluant des analyses et des évaluations en cours sur les spécificités et les points communs entre ce public et le grand public qui visite ou consulte les services offerts