Musicalidade comunicativa e senso de eu

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Musicalidade comunicativa e senso de eu

Ano: 2017 | Volume: 2 | Número: 2
Autores: Leda de Albuquerque Maffioletti
Autor Correspondente: Leda de Albuquerque Maffioletti | [email protected]

Palavras-chave: musicalidade comunicativa, senso de eu, processos intersubjetivos

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta um estudo teórico sobre o conceito de musicalidade comunicativa proposto por Malloch (1999), Malloch e Trevarthen (2009), e o de senso de eu, conforme defende Daniel Stern (1992-2000), com o objetivo de aprofundar a compreensão sobre a natureza das relações que o ser humano estabelece com a música. A estratégia consiste em estabelecer um diálogo com alguns pesquisadores, articulando suas ideias na compreensão do tema proposto. Conclui-se que as relações intersubjetivas são o ponto comum que articula os dois conceitos. Na musicalidade comunicativa, elas são responsáveis pela estrutura emocional que garante a experiência musical compartilhada; na formação do senso de eu e sua contrapartida, eu com o outro criam possibilidades de aprendizagem, dentre elas, a possibilidade de um senso de eu musical ou uma possibilidade de identidade musical.



Resumo Inglês:

This article presents a theoretical study about the following concepts: communicative musicality as proposed by Malloch (1999) and Malloch and Trevarthen (2009), and the sense of self put forward by Daniel Stern (1992-2000), with a purpose of further understanding the nature of human beings’ relations with music. The strategy herein consists of establishing a conversation with a few researchers and articulating their ideas in order to understand the theme proposed. The conclusion asserts that intersubjective relations form a common point that expresses both concepts. In communicative musicality, intersubjective relations are responsible for the emotional structure that guarantees shared musical experience; in forming the sense of self and its counterpart self with others, intersubjective relations create learning possibilities, including that of a musical sense of self or musical identity.